imagem

O Product Backlog é uma lista que contém todos os itens que serão necessários ou que precisam ser melhorados no produto. Sendo então uma das peças fundamentais em times de desenvolvimento ágil, pois é o que move o projeto. Portanto, mantê-lo organizado é essencial para um bom andamento. Porém essa tarefa nem sempre é tão simples.

A tarefa de organizar o backlog é chamado dentro da metodologia ágil como “Refinamento de Backlog” ou “Grooming” e consiste basicamente em descrever detalhadamente os itens do backlog, ordenar e definir estimativas.

Através do Refinamento do Backlog, os itens serão ordenados tendo os de maior prioridade no topo e seguindo a ordem de valores de negócio mantendo os menos importantes mais abaixo nessa lista. Conforme demonstra o gráfico abaixo

backlog

Os itens que encontram-se no topo entrarão na próxima sprint de trabalho, portanto, quanto mais acima na lista, menor e mais detalhada deverá estar a tarefa, enquanto as tarefas que encontram-se mais abaixo são maiores e com pouco ou nenhum detalhamento.

Logo, para o bom refinamento é necessário analisar cada um dos itens levando em consideração diversas atividades, tais como: dividir itens maiores em itens menores, descrever a necessidade do usuário no maior nível de detalhes possível incluindo também os critérios de aceitação. Priorizar as tarefas definindo um valor de negócio, considerando a importância de cada uma delas na visão do cliente e definir a ordem das tarefas levando em conta aquelas que possuem o maior valor de negócio.

As tarefas de maior valor serão trabalhadas primeiro, por isso, é importante que estas estejam em “estado de pronto” ou “preparada para desenvolvimento” (ready stories).

Para que um item seja considerado como preparado, ele deve ser:

  • independente
  • negociável
  • de valor
  • estimável
  • de tamanho apropriado
  • testável

Se o item do backlog não atende a algum desses parâmetros, ele ainda não está pronto para entrar na próxima sprint, portanto é necessário deixá-lo em uma posição mais baixa no backlog para que seja refinado novamente.

O refinamento acontece continuamente e é de responsabilidade do Product Owner da equipe, embora a equipe de desenvolvimento e o Scrum Master possam colaborar, especialmente na estimativa da tarefa. Normalmente, o refinamento acontece ao longo da sprint atual preparando os itens da próxima sprint. Já as estimativas normalmente se dão através da reunião de planejamento, muitas vezes utilizando o Planning Poker como ferramenta.

Também é comum que ao longo de um refinamento de backlog, novos itens sejam descobertos ou alguns itens sejam removidos. Também é comum que as prioridades bem como os valores de negócio se alterem, mudando a ordem dos itens no backlog conforme o andamento do projeto ou conforme o conhecimento sobre o produto aumenta.

Pensando em tornar esse processo de refinamento de backlog mais automatizado, o Acelerato apresenta-se como uma ferramenta eficiente, permitindo manter e organizar o backlog virtualmente, criando e descrevendo itens através de tickets e acompanhando o andamento da sprint através de um kanban online.

 
Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui