O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem, sendo elas:
P: do verbo “Plan”, ou planejar.
D: do verbo “Do”, fazer ou executar.
C: do verbo “Check”, checar, analisar ou verificar.
A: do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.
A metodologia PDCA é largamente utilizada por corporações que desejam melhorar seu nível de gestão através do controle eficiente de processos e atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes.
– A primeira etapa Plan, ou planejar em português. É a etapa em que é necessário estabelecer metas e identificar os elementos causadores do problema que impedem o alcance das metas esperadas. Ao final, é preciso definir um plano de ação eficiente.
– A segunda etapa Do que significa fazer ou executar: onde é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação.
– A terceira Check (checagem, verificação): é a fase onde após planejar e por em prática, é preciso monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades.
– E a última é Act ou ação: Nesta etapa é preciso tomar as providências estipuladas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Se necessário, traçar novos planos de ação para melhoria da qualidade do procedimento, visando sempre a correção máxima de falhas e o aprimoramento dos processos da empresa.
Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.