A auditoria interna dentro de uma empresa consiste em um conjunto de procedimentos técnicos cujo objetivo principal é analisar a integridade e a eficiência da instituição em diversas esferas, como administrativa, financeira, contábil e operacional. Desse modo, a grande importância das auditorias é evitar que aconteçam erros, fraudes e irregularidades que acabem prejudicando o desempenho e os resultados obtidos pela empresa no mercado.

A partir dessa premissa, é possível perceber que a auditoria interna é essencial para o controle administrativo da empresa pois através dela são verificados a existência de determinados controles internos que possam contribuir para o aprimoramento contínuo de sua administração. Portanto, além de analisar se as normas e especificações internas da instituição estão sendo cumpridas, a auditoria também é responsável por avaliar se é necessário a implantação de novos procedimentos e normas para que a empresa se torne ainda mais ágil e eficiente.

Para que a auditoria consiga trazer resultados positivos, é fundamental permitir que o auditor tenha pleno acesso as informações da instituição, para que, dessa forma, o processo seja realizado de forma ampla e completa. Assim, entre as atividades que deverão ser realizadas durante a auditoria, estão:

  • Revisão e avaliação da eficiência e da aplicação dos controles financeiros, administrativos, contábeis e operacionais.
  • Determinar se os procedimentos, normas e demais planos em vigência estão sendo cumpridos em âmbito interno.
  • Determinar qual é o grau de confiança dos dados contábeis e demais informações que são elaboradas dentro da empresa.
  • Analisar o nível de qualidade alcançado na execução das tarefas de diferentes departamentos e setores internos.
  • Avaliar quais são os riscos estratégicos e de negócio da instituição e definir se eles podem ser melhorados a médio prazo.

Feito tudo isso, as consequências imediatas de uma auditoria interna são beneficiar a organização através de um controle mais eficaz de seu patrimônio obtido pela redução de ineficiências, incapacidades, fraudes e erros. Desse modo, a auditoria funciona como uma forma preventiva de garantir uma maior segurança patrimonial e um nível mais elevado de confiança nos relatórios contábeis e administrativos.

O Acelerato é um sistema online, cujo objetivo é melhorar o gerenciamento de projetos e o setor de atendimento ao cliente das empresas. Multitarefas, a ferramenta possui ainda um módulo chamado Audit, o qual é capaz de auxiliar as empresas durante os seus processos de auditoria interna através da elaboração de planos de ação e checklists.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-