Para um projeto ter sucesso, uma combinação de vários fatores convergem para o mesmo objetivo. E, é nesse cenário que precisamos sempre ter em mente a importância da liderança na gestão de projetos. E, além disso, é necessário também que você conheça quais são as principais qualidades para líderes em projetos.

Afinal, ser líder vai muito além de saber como comandar seus colaboradores. Um líder precisa saber extrair o melhor de cada um.

E é por isso que criamos o texto a seguir. Nele, te mostramos quais são as principais qualidades para líderes em projetos. Além disso, também te mostramos qual a importância da liderança na gestão de projetos e também como ela influencia seus colaboradores a melhorarem cada vez mais como profissionais. Confira!

Principais Qualidades para Líderes em Projetos

Quando falamos em liderança, é importante analisar que algumas pessoas possuem maiores habilidades em relação a outras. A boa notícia é que é perfeitamente possível aprender como ser um líder.

Afinal, com o passar dos anos, você consegue aprimorar a sua tomada de decisão e gestão de pessoas, algo que certamente fazem a diferença para os líderes.

Dessa forma, aprender de modo contínuo torna-se uma necessidade para todos os profissionais, principalmente para os líderes. Por isso que, tendo em vista essa necessidade, separamos abaixo, algumas das principais qualidades para a gestão de projetos. Elas são:

  • Ser visionário;
  • Valorizar o poder da comunicação;
  • Ser organizado desde o começo do projeto;
  • Saber compreender as peculiaridades de sua equipe;
  • Ter capacidade de negociação;
  • Ter um bom controle emocional;
  • Manter o ritmo durante a execução de um projeto;
  • Ser analítico e apurar os resultados.

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas qualidades.

Ser visionário

Apesar de parecer uma grande ambição, ser visionário é algo que pode ser desenvolvido. Sobretudo conforme o gestor for adquirindo maior experiência em seu campo de atuação.

Para os iniciantes, trata-se de uma valiosa oportunidade para buscar conhecimento, o que pode ser conseguido tanto através da realização de estudos, quanto pela apurada observação da dinâmica de trabalho de outros profissionais no segmento.
Valorizar o poder da comunicação

Assim como ocorre em qualquer organização, distorções na comunicação podem culminar na equipe enxergando a situação de modo equivocado. Para minimizar ou até mesmo impedir que isso ocorra, a clareza das ideias expressas deve partir do líder.

Por isso, o líder precisa ser o mais claro possível em suas comunicações, sabendo sempre ouvir e auxiliando seus colaboradores, mesmo à distância.

Ser organizado desde o começo do projeto

Alguns líderes possuem ideias brilhantes e, apesar de terem grande potencial para a execução de projetos, acabam não conseguindo concluí-los com o êxito esperado. Embora alguns desses gestores possam não perceber, a desorganização tem grande influência sobre as causas de um possível mau desempenho.

E, à distância, essa é uma qualidade fundamental para um líder. Afinal, é ele quem vai definir o bom andamento do projeto e como seus colaboradores irão atuar, de maneira organizada ou não.

Saber compreender as peculiaridades de sua equipe

Há algumas diferenças entre chefiar e liderar. De modo que o líder consegue ser até mesmo reconhecido entre pessoas que nem sequer chegaram a um posto de chefia, pois é alguém dotado, dentre outras coisas, da capacidade de influenciar positivamente os profissionais ao seu redor.

Numa mesma equipe pode-se encontrar pessoas dos mais variados tipos e é fundamental que se procure compreender como extrair o melhor da atuação de cada uma, delegando-lhes os corretos papéis dentro de cada projeto.

Ter capacidade de negociação

Em tempos passados, a vontade do líder era lei dentro do ambiente organizacional e isso era feito de uma forma muito rígida. Nos dias atuais, a autoridade não deixou de existir, havendo uma maneira mais racional e humanizada de se lidar com as tarefas que precisam ser realizadas.

O novo líder precisa ser alguém que saiba ser flexível e que, quando julgar necessário, consiga negociar seu posicionamento. A negociação, entretanto, não se limita apenas ao relacionamento com a equipe, se estendendo a agentes do mercado, como fornecedores, consumidores, etc.

Ter um bom controle emocional

As pessoas não são como robôs, logo podem experimentar diversas emoções ao longo de um mesmo dia.

Se em algumas situações pode parecer quase impossível seguir na execução de um projeto, principalmente quando se trata de alguém em posição de liderança diante de um cenário muito competitivo e exigente, é necessário que o líder tenha sempre em mente a importância de manter o bom controle emocional.

Afinal, as possibilidades são maiores de se sair vitorioso quando se procura manter o próprio equilíbrio.

Manter o ritmo durante a execução de um projeto

Quando se inicia a gestão de um projeto, o começo costuma ser onde se emprega grande energia nas tarefas. Ao longo do processo, no entanto, a liderança pode, por várias razões, perder um pouco de seu brilho. Isso interfere negativamente na obtenção dos objetivos traçados.

Embora um mesmo líder possa estar à frente de vários projetos, é importante manter o fôlego em todos eles. Isso pode ser alcançado com um bom planejamento das atividades em relação ao pouco tempo disponível para cada uma delas.

Ser analítico e apurar os resultados.

Ter capacidade para analisar os dados e resultados de um projeto é fundamental para o líder. Afinal, é dessa maneira que ele sabe em que pode melhorar para o próximo projeto e, consegue também passar feedbacks construtivos para seus colaboradores, permitindo que eles evoluam cada vez mais.

Além disso, mensurar o que foi obtido é de extrema importância para um bom desempenho durante a gestão de projetos. Quando se apura se as etapas do processo estão sendo cumpridas com êxito, pode-se checar se é necessário algum ajuste, conseguindo se antecipar as dificuldades, gerando mais valor para a sua companhia.

Conclusão

Legal conhecer quais são as principais qualidades para os líderes em projetos, não é mesmo? Afinal, dessa forma, nós conseguimos direcionar nossas contratações, melhorando cada vez mais a gestão dos nossos projetos.

Além disso, é importante ter sempre em mente que um líder é um retentor de talentos para a sua empresa. Afinal, ele é o responsável por desenvolver seus colaboradores, permitindo que eles trabalhem da melhor maneira, melhorando continuamente.