A Black Friday chegou no Brasil em 2010, administrada pelo comércio eletrônico, e não demorou muito para que ela se tornasse uma das principais datas do calendário do varejo nacional, junto com o Natal, e o Dia das Mães. 

No ano seguinte a Black Friday já movimentava R$ 100 milhões nas lojas online e esse número continuou em crescimento desde então. Por isso, é  comum que os e-commerces vejam o número de visitantes aumentar significativamente nesse dia, afinal, os clientes aproveitam a data para adquirir produtos com grandes descontos.

Esse aumento rápido do fluxo pode causar alguns problemas técnicos como queda ou travamento da página, e acabar atrapalhando as vendas. Então, você deve estar se perguntando: como eu faço para conseguir a atenção do consumidor sem que isso aconteça? 

É importante se preparar com meses de antecedência, assim você pode prever e corrigir as falhas, fazendo todos os testes com uma margem antes da ação promocional. Porém, existem algumas orientações para esse momento. 

Pensando nisso, criamos esse artigo para te ajudar a entender como reforçar o seu atendimento na Black Friday. Confira abaixo as dicas que trouxemos para você!

Tenha um planejamento estratégico específico para esta data

A urgência de compra faz com que o atendimento ao cliente na Black Friday seja bem diferente de qualquer outra data. Com ofertas tão atrativas e preços promocionais, os produtos acabam tendo uma quantidade limitada, já que, é difícil manter o estoque com preços tão baixos.

Essa situação não deve fazer com que os gestores improvisem na logística e muito menos no atendimento ao cliente. Por isso, é tão importante que esse período seja planejado previamente, com orientações, cronograma e investimentos específicos.

Se isso não acontecer, é bem provável que você se perca nas ofertas, decepcionando seus clientes e, até mesmo saindo no prejuízo, mesmo que as vendas tenham aumentado. 

E, os motivos podem ser, um atendimento ao cliente abaixo das expectativas na Black Friday e a falta de produto em estoque. Isso pode frustrar o seu cliente, que irá procurar no concorrente o produto que ele deseja comprar.

Prepare seus colaboradores

A sua equipe é a base para garantir a melhor qualidade do atendimento ao cliente. Seja ela na loja física, virtual ou redes sociais, afinal, como o ditado diz, a primeira impressão é a que fica, e isso pode definir se o seu cliente voltará ou não ao seu comércio.

Por isso, é importante que sua equipe passe por um treinamento pré-black friday. Por isso, prepare seus colaboradores para agir de maneira assertiva no menor tempo possível.

Os treinamentos ajudam a contornar problemas com maior segurança e eficiência, além de, diminuir a probabilidade de estresse e facilitar a comunicação entre equipe e cliente. 

Caso queira saber mais sobre os treinamentos, confira o artigo que fizemos aqui, sobre como implementar uma cultura de treinamento em sua equipe.

Seja transparente 

Ser transparente é importante para evitar que suas promoções não tenham o efeito que você deseja. Afinal, não é por acaso que esse dia é, muitas vezes, chamado de Black Fraude. Uma das maiores reclamações no atendimento ao cliente na Black Friday tem haver com a falta de clareza.

É muito comum que as empresas usem esse dia para oferecer falsas promoções, colocando o preço inicial como se fosse uma grande oportunidade de compra. Porém, na época em que vivemos, é muito fácil para o cliente saber quando a empresa tenta enganá-lo, já que existem até aplicativos para que ele acompanhe a mudança de valores.

Para evitar esse tipo de desconfiança, anuncie apenas ofertas verdadeiras, já que isso pode abalar a confiança em sua marca e gerar consequências negativas ao passar do tempo. 

Atenção ao pós-venda

Todo a sua dedicação feita para a Black Friday pode ir ladeira abaixo sem um pós-venda eficiente. É indispensável manter um atendimento personalizado e garantindo que tudo ocorra bem, já que a jornada do seu cliente pode estar apenas começando nessa data.

A temporada de compras que dá largada com a Black Friday pode ser uma ótima chance de fidelizar novos compradores online e assim, criar relacionamentos longos e mais lucrativos. 

Já que, fidelizar um cliente tem um custo bem menor do que captar um novo. Além disso, é claro, não podemos esquecer que consumidores fidelizados tendem a gastar mais e recomendar a sua loja.

Por isso, não se esqueça de analisar os dados da sua empresa, sempre ouvindo o que o seu consumidor tem a dizer, de maneira que você possa fazer novas abordagens customizadas. Desse jeito, as vendas que não foram finalizadas na Black Friday podem ser convertidas no Natal, por exemplo. 

Conclusão

A Black Friday é uma ótima oportunidade não só para aumentar sua receita mas também para aumentar o seu market share durante os próximos meses. Para que isso aconteça é importante ter boas ofertas, uma ótima experiência do cliente e um atendimento de qualidade desde o pré até o pós-venda.

Logo, investindo em planejamento de estratégias e implementando mudanças de acordo com o seu público alvo, você elevará o nível do serviço e será recompensado nos próximos meses e anos, de forma sólida e contínua. E, se você gostou das dicas e quer contar com um software de atendimento para te ajudar, que tal testar o AceleratoClique aqui e teste gratuitamente durante 15 dias o Acelerato!