Para os profissionais que trabalham diretamente com os consumidores, não é segredo o fato de ser impossível agradar a todos os clientes sempre. Isso acontece pois cada cliente possui um perfil específico, com expectativas diferentes sobre como uma experiência de compra deve ser. Além disso, também existem fatores externos que influenciam nessa questão, como o humor e a própria personalidade de cada um.

Portanto, se por um lado é importante valorizar cada oportunidade de venda e agradar ao cliente, também é preciso que as empresas saibam que uma pequena parcela desses clientes não vale o esforço que exigem. Contudo, é fundamental ressaltar que não são todos os clientes difíceis que devem ser dispensados.

Os seguintes tipos de cliente, por exemplo, apesar de difíceis, fazem parte da rotina de quem trabalha com atendimento e precisam ser tratados de forma diferenciada.

Cliente indeciso

O cliente indeciso é aquele que demanda um tempo maior de atendimento pois questiona todos os detalhes de um determinado serviço ou produto e, quando finalmente parece que está pronto para fechar o negócio, muda de ideia e comunica que precisa de um tempo para pensar. Nesse caso, a melhor forma de lidar com essas pessoas é respondendo de forma clara a todas as suas dúvidas e demonstrar sempre confiança e segurança durante a conversa, pois isso contribui para ajudá-las a tomar uma decisão.

Cliente pão-duro

Pesadelo das empresas, o cliente pão-duro muitas vezes dá trabalho e não realiza a compra. Contudo, na maioria dos casos, esse tipo de cliente só deseja ter a sensação de que está fechando um negócio vantajoso em termos de dinheiro e qualidade. Portanto, ao lidar com o cliente pão-duro, é interessante expor todas as qualidade daquele produto ou serviço e, ao mesmo tempo, mostrar qual seria o verdadeiro preço de mercado dele, para que assim, ao ter a oportunidade de fechar o negócio com algum desconto, o cliente considere estar sendo beneficiado.

Cliente Mal-Educado

Já os clientes mal-educados e os que estão sempre insatisfeitos, esses são o tipo mais difícil de agradar e que, muitas vezes, servem apenas para desgastar a equipe e causar um mal-estar. Portanto, não vale a pena para a empresa investir nesses clientes, sendo mais vantajoso concentrar os seus esforços para o atendimento dos outros consumidores.

O Acelerato é uma ferramenta completamente online, que pode auxiliar o Help Desk de uma empresa a realizar um trabalho mais rápido e minucioso. Com ele, é possível gerenciar várias funções e supervisionar o que está sendo feito por cada membro da equipe.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-