O final do ano está aí e é importantíssimo para a sua empresa. Por isso, garantir que seu cliente tenha uma experiência positiva ao ser atendido é essencial para manter a fidelização do seu consumidor nesse período “turbulento”.

E, pensando em te ajudar com esse desafio, criamos o texto a seguir. Nele, te damos 7 Dicas para um Help Desk eficiente para o final de ano. Confira!

7 Dicas para um Help Desk eficiente no final do ano

Conforme falamos acima, ter eficiência no final do ano é fundamental para garantir que seu cliente continuará utilizando sua ferramenta. Por isso, para te ajudar nesse desafio, confira as 7 dicas que trouxemos abaixo:

  1. Tenha um sistema Omnichannel de Atendimento
  2. Conte com um tempo de resposta curto
  3. Tenha um fluxo de abertura de chamados inteligente
  4. Realize um treinamento antes de iniciar o fluxo de atendimentos do final do ano
  5. Crie uma base de conhecimento para auxiliar o atendimento do seu Help Desk
  6. Analise os feedbacks recebidos e melhore constantemente o seu atendimento
  7. Equipe o seu Help Desk com as melhores ferramentas disponíveis no mercado

Abaixo, vamos entender melhor sobre cada uma delas.

Tenha um sistema Omnichannel de Atendimento

Contar com um sistema de atendimento que seja omnichannel é fundamental para sua equipe de help desk. 

Afinal, além de evitar que o seu cliente repita diversas vezes o seu problema, ficando de “saco cheio” de falar a mesma coisa. 

Além disso, ele também permite que sua equipe tenha mais agilidade no atendimento, gerando uma ótima experiência para seu cliente.

Conte com um tempo de resposta curto

Uma das coisas que mais incomoda o consumidor no final do ano, é com certeza ter que aguardar muito para ser atendido. Por isso, investir em diminuir o tempo do primeiro atendimento é importantíssimo para seu Help Desk.

Além disso, isso gera cada vez mais valor para seu cliente, que no final, tende a avaliar melhor os atendimentos que prezam pela eficiência. 

Por isso, não deixe de investir em diminuir o tempo do primeiro atendimento. 

Com certeza o seu cliente irá perceber seus esforços em garantir uma boa experiência com sua empresa.

Tenha um fluxo de abertura de chamados inteligente

Contar com um sistema de atendimento ao cliente que tenha um fluxo de abertura de chamados inteligente é um dos segredos para diminuir o seu tempo de resposta e, para ganhar agilidade no seu help desk.

Afinal, com um software como o Acelerato, assim que o seu cliente abre o ticket de chamado, ele já é direcionado para o atendente responsável.

Isso permite que sua equipe não perca tempo direcionando os chamados para os atendentes responsáveis, trazendo mais velocidade e autonomia para seus colaboradores.

Realize um treinamento antes de iniciar o fluxo de atendimentos do final do ano

Antes de tudo, é importantíssimo realizar um treinamento com todos os seus atendentes um pouco antes do fluxo de atendimento aumentar. 

Afinal, é necessário que todos os seus colaboradores estejam com o discurso alinhado. Dessa forma, seus clientes não sentem diferença ao mudar de canal de contato com sua empresa.

Isso é importante para gerar uma experiência de atendimento boa e eficiente. 

Por isso, vale separar um tempo da sua rotina para investir no treinamento de sua equipe. Isso com certeza pode tornar-se um diferencial de sua empresa para os consumidores.

Crie uma base de conhecimento para auxiliar o atendimento do seu Help Desk

Criar uma base de conhecimento que seja completa e tenha foco em sanar as principais dúvidas/problemas do seu consumidor, aumenta a percepção de valor do seu cliente. 

Afinal, segundo a pesquisa “2018 State of Global Customer Service Report“, realizada pela Microsoft, 66% dos consumidores sentem mais valor quando conseguem resolver o seu problema sem precisar contatar um atendente.

Por isso a importância de contar com um sistema de atendimento que permita que você crie uma base de conhecimento. Afinal, como pudemos perceber acima, esse índice faz a diferença na experiência do seu consumidor.

Analise os feedbacks recebidos e melhore constantemente o seu atendimento

Analisar os feedbacks recebidos é importantíssimo para melhorar o seu atendimento, independente da época. Porém, no final do ano isso torna-se um diferencial para gerar mais valor para seus clientes.

Assim, é possível manter o que sua equipe faz de bom e, criar sempre alternativas para melhorar a felicidade do seu cliente no atendimento.

Logo, não deixe de analisar os feedbacks recebidos e, aproveite para criar o hábito de tirar os insights deles.

Afinal, nessa época é preciso ter agilidade para mudar o que pode estar errado no seu atendimento, sendo esse um dos segredos para melhorar o índice de satisfação do seu consumidor.

Equipe o seu Help Desk com as melhores ferramentas disponíveis no mercado

Equipar sua equipe de Help Desk com as melhores ferramentas disponíveis no mercado é essencial para fazer bonito no atendimento de final de ano. 

Por isso, além de ter equipamentos físicos de primeira qualidade,  conte com um Software de Atendimento especializado, como o Acelerato, para auxiliar a sua equipe de Help Desk a oferecer sempre a melhor experiência para o seu cliente.

Vale lembrar que esse tipo de sistema é diferente do e-mail, afinal, ele permite que você tenha mais controle das demandas que estão abertas, em andamento ou que foram resolvidas.

Além disso, o Acelerato também te ajuda a melhorar o atendimento  recebido por seu cliente. Isso é possível porque ele possibilita que você priorize corretamente suas demandas, separando-as por tickets, melhorando o fluxo de trabalho de sua equipe.

Por isso, além de ter os melhores equipamentos e de proporcionar um ambiente ótimo para o seu atendente, conte com um Sistema Online de Gestão de Chamados e Projetos como o Acelerato

Afinal, ele foi criado pensando nas necessidades das empresas de proporcionar um atendimento mais humanizado e eficiente para seus consumidores.

Conclusão

Ficou clara a importância de investir no seu atendimento ao cliente, principalmente próximo das festividades? Afinal, com essas Dicas para um Help Desk eficiente, garantimos a felicidade do nosso cliente no fim do ano.

Além disso, também espero ter facilitado um pouco como você, gestor, está preparando sua equipe de atendimento para as festividades.

E, para te ajudar a oferecer sempre a melhor experiência possível para o seu cliente, independente das festividades, disponibilizamos para você, de forma gratuita, o nosso e-book sobre Como Inovar no Atendimento ao Cliente.

Baixe e comece agora a mudar o seu atendimento de patamar!

Cadeia de Valor