capa-paporapido

Neste Papo Rápido, Larissa Ramos fala sobre SAC ou Serviço de Atendimento ao Consumidor. Muitas empresas precisam de um SAC para informar, resolver questionamentos e problemas relacionados as operações, produtos e serviços.

A criação de um SAC deve ser bem planejado, passando por todas as áreas da companhia, sendo assim, possível prestar bons serviços aos clientes, além de fornecer informações precisas e qualificadas. Veja algumas dicas para criar um SAC eficiente.

Quais motivos faria o cliente ligar para sua empresa?

Nem sempre o cliente quer falar com você quando seu produto ou serviço apresenta alguma falha ou defeito. A reclamação, por exemplo, só chega até o SAC depois de ter passado por amigos, parentes, depois de pesquisas na internet, entre outros. Essa é uma pré – experiência que tem ficado cada vez mais comum e a melhor forma de explorá-la de forma positiva é formando uma impressão favorável nos estágios anteriores a compra.
Conhecendo seus hábitos e a sua própria operação será possível saber quais são os motivos que farão os clientes ligar e como tratá-lo durante o atendimento.

Qual será o papel do SAC

O SAC pode servir para lembrar os clientes sobre procedimentos, normas e restrições que deveriam ter sido seguidas antes do contato. Nesse caso, o SAC representa a empresa junto aos clientes, sendo atribuída a solução de problemas e a elaboração diagnósticos de simples, que podem ser feitas em um primeiro atendimento.
Há também o SAC que representa a imagem do cliente diante da empresa, sendo um catalizados para monitorar o mercado, seu índice de satisfação e as tendências do mercado. A tendência, nesse caso, é ser uma ferramenta pró – ativa, que se antecipa à problemática do público – alvo.

Quem vai te representar?

Há basicamente duas opções: um SAC alocado dentro a empresa ou uma empresa terceirizada. Ambos possuem suas vantagens e desvantagens e o que vai determinar a escolha é a complexidade do atendimento e os custos inerentes a esse atendimento.
Se forem respostas simples e pré – concebidas, o ideal é a terceirização, mas se a relação for mais complexa, o representante deve ser melhor preparado, conhecer o negócio e ter um maior comprometimento com a empresa.

Qual o equipamento será usado?

Atualmente, o mercado oferece diferentes opções tanto de software quanto de hardware, em que é possível privilegiar o atendimento de determinados clientes, direcionar o atendimento para profissionais, entre outras funções.


Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.