Saber trabalhar em equipe é uma grande vantagem nos dias de hoje, pois o mercado está se tornando cada vez mais competitivo e exigindo novas habilidades de seus profissionais. Porém, para muitas pessoas, conseguir lidar com opiniões e comportamentos diferentes pode acabar sendo uma tarefa bastante difícil.

Pensando nisso, listamos para você sete essenciais dicas para trabalhar em equipe e tirar o máximo proveito de seus colaboradores.

1) Contenha as críticas

É comum que ocorram divergências de ideias e opiniões, todavia, é importante pensar muito bem antes de fazer uma crítica e ter a certeza de que a mesma será construtiva e amigável, de modo que não torne a atmosfera do ambiente de trabalho carregada e desconfortável.

2) Seja participativo (a)

Tente sempre dar o seu melhor e não hesite em ajudar os colegas de trabalho quando for necessário. Em contrapartida, caso precise de qualquer ajuda, peça à alguém, pois a grande vantagem do trabalho em equipe é o fato de duas ou mais cabeças pensarem melhor do que apenas uma.

3) Aceite as ideias diferentes das suas

Não é nada fácil aceitar idéias contrárias e admitir que estamos errados, porém, é importante deixar o orgulho de lado e reconhecer quando a idéia de outra pessoa é a melhor para a equipe.

4) Mantenha a organização

Quando muitas pessoas trabalham juntas com um objetivo em comum, falhas de comunicação e mal-entendidos podem ocorrer. Para evitar problemas, é fundamental ter organização, traçar metas, planilhas e manter o diálogo entre os membros da equipe para que todos consigam fazer a sua parte e alcançar o resultado almejado no tempo previsto.

5) Tenha paciência

Discussões e desentendimentos podem acontecer mas para manter um clima pacífico e de cooperação entre os colegas é essencial que todos tenham paciência. Ao expressar o seu ponto de vista, fale com moderação e não deixe de ouvir tudo o que os outros tenham a acrescentar, pois isso é capaz de demonstrar interesse e empenho.

6) Divida as tarefas

Compartilhar as responsabilidades é o ponto de partida para um trabalho em equipe bem sucedido. Caso contrário, o acúmulo de tarefas e o pensamento de que os outros não são capazes de realizar determinada atividade são um grande erro, que deve ser evitado a todo custo.

7) Aproveite a experiência

O trabalho em grupo é uma ótima oportunidade de se aproximar dos colegas de trabalho e de se integrar melhor com o time. Além disso, é uma experiência enriquecedora que pode trazer novas descobertas e aprendizados.

O Acelerato é um sistema online de gestão de projetos, que possibilita que o gerente tenha controle sobre o trabalho que está sendo realizado pelo seu time, através de um software moderno e fácil de utilizar. Com ele, é possível organizar melhor os projetos, gerenciar as tarefas, se comunicar através de comentários pela plataforma online, entre outras vantagens.

Para ter acesso ao Acelerato, basta criar uma conta e testar o sistema por até quinze dias de forma gratuita. Acesse acelerato.com e descubra como podemos ajudá-lo!

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui