Quer aprender o que é o Diagrama de Ishikawa e como aplicá-lo na gestão da sua empresa? Então continue lendo.

Mas o que é o Diagrama de Ishikawa?

Elaborado pelo engenheiro de origem japonesa, Kaoru Ishikawa, o diagrama é utilizado para identificar as causas de um determinado problema.

Elaborado em formato de uma espinha de peixe, o Diagrama de Ishikawa é indicado para processos de controle de qualidade nas empresas. O emprego do Diagrama de Ishikawa é frequente nas organizações dada sua simplicidade de desenvolvimento e implementação.

Na representação gráfica, o Diagrama de Ishikawa consiste em escrever na cabeça do peixe o problema enfrentado. Ao longo do desenho, os questionamentos acerca dos fatores que levaram ao momento crítico em questão são inseridos. Posteriormente as respostas vão surgindo com maior ou menor facilidade de identificação.

Estima-se que grande parte dos revezes organizacionais são efetivamente solucionados com este método.

Embora desenvolvido nos anos 60, o Diagrama de Ishikawa é empregado em grandes empresas em todo o mundo ainda hoje.

 

As perguntas do Diagrama de Ishikawa

Conhecidas como 6M, as seis perguntas são feitas para encontrar os motivos que levaram a um dado problema. Conheça o que deve ser questionado dentro dos critérios desse tipo de diagrama:

Medida: refere-se à possibilidade de alguma medida ter sido tomada de forma equivocada, ocasionando um problema para a empresa.

Mão-de-obra: quando o agente causador decorrer do despreparo em virtude de um modo de se trabalhar de forma displicente, onde um colaborador é exclusivamente responsável pelos danos originados.

Material: Conhecido também como matéria-prima, refere-se a algo que não deu certo pela utilização de elementos de baixa qualidade ou impróprios para o que deveria ser produzido.

Método: Quando o modo de se trabalhar é distorcido, tornando-se ineficaz ou completamente inadequado à realização de determinada tarefa.

Máquina: Nesse caso, mesmo que os demais fatores estejam de acordo com o planejamento realizado, a apresentação do produto final poderá não ocorrer ou se tornar defeituosa, denegrindo a marca caso seja comercializada.

Meio ambiente: Os agentes externos, se interferirem na produção, tornam-se causadores de diversos imprevistos. O que podem ocasionar danos de várias naturezas.

 

Quer receber as últimas novidades sobre atendimento, gestão ou projetos? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.