atendimento

Muitas empresas adotam o Help Desk como forma de estreitar o relacionamento com o cliente, resolvendo suas dúvidas e questões a respeito do produto e serviço. Help desk é um termo em inglês cuja tradução literal é “balcão de ajuda” relacionado a uma ajuda ao cliente.

Basicamente, o serviço de Help Desk mantém centralizadas as solicitações como forma de facilitar as respostas e a solução para os problemas enfrentados. Trata-se de um serviço que pode ser mantido dentro das companhias ou terceirizados, a fim de garantir o maior profissionalismo.

Três níveis de atendimento

O Help Desk é um serviço flexível que permite o atendimento pessoalmente ou em diferentes meios de comunicação, a exemplo do telefone, chat, fórum, entre outros. Apesar dos novos métodos de prestação de serviços, é importante ter uma boa estrutura e dividir em três níveis. Saiba mais sobre cada um.
 

Primeiro nível

É o início do atendimento e se caracteriza em dois grupos: Solucionador e Direcionador.
Solucionador – Nessa frente de atendimento há um grupo de atendentes focados em resolver o problema no primeiro contato do usuário. Esses atendentes se utilizam de ferramentas complementares para dar suporte como bancos de dados, scripts, aplicativos específicos, além de treinamento. O objetivo é que o atendente encerre a ligação positivamente sem a necessidade de transferir o atendimento a outro profissional.

Em algumas operações, o nível solucionador é particionado especialidades, com intuito de facilitar a ação de técnicos que tenham a habilidade ou treinamento adequado para resolver rapidamente as questões apresentadas.

Direcionador – Ainda no primeiro nível, a frente direcionadora tem como tarefa recepcionar o cliente e registrar o problema. Ele descreve os detalhes e direciona para a área que irá solucionar a questão.
 

Segundo nível de atendimento

Representa o atendimento mais aprofundado, ou seja, um atendimento realizado quando o primeiro nível não consegue resolver o problema. O segundo nível também pode ser caracterizado por um atendimento realizado por uma equipe de campo (ou deskside) que se desloca até o usuário para solucionar a questão. Geralmente acontece quando se trata de um problema que não pode ser resolvido pelo canal de comunicação.
 

Terceiro nível de atendimento

O terceiro nível é composto de especialistas ou um nível interno mais especializado na área. Pode ser fabricantes, consultores e outros profissionais capacitados para resolver questões que não foram resolvidas nos níveis anteriores.

Também é importante contar com um software especializado e que atenda as demandas do Help Desk, a exemplo do Acelerato, uma ferramenta online que facilita o atendimento de qualquer lugar e a qualquer momento, agilizando todo o processo. Saiba mais acessando ao site.

 
Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui