Em administração de empresas há uma série de conceitos e metodologias que podem fazer a diferença nos rumos de uma empresa. Um desses conceitos é o de Cadeia de Valor.

Preparado para aprender o que é Cadeia de Valor e como seu negócio pode se beneficiar disso (se já não adota, porém não se deu conta disso)? Então continue lendo:

Afinal, o que é Cadeia de Valor?

Cadeia de Valor é um modelo gerado pelo professor Michael Porter no início da década de 80 que relaciona os processos que geram valor para clientes e vantagem competitiva para as empresas.

A Cadeia de Valor é apresentada de forma gráfica e dividida em processos principais e processos de apoio.

Dessa forma, o objetivo da cadeia de valor é identificar os fluxos de processos dentro de uma empresa e como eles contribuem para gerar valor.

Agora, vamos conhecer melhor os processos da cadeia de valor e como eles impactam os resultados da empresa.


Processos principais da Cadeia de Valor

Os processos principais da cadeia de valor, também conhecidos como Atividades Primárias, são aqueles que se relacionam diretamente com a criação de produtos ou serviços.

Os processos principais da operação de uma empresa são cinco:

  • Logística interna;
  • Produção ou operação;
  • Logística externa;
  • Vendas e marketing;
  • Serviços.

A seguir, vamos nos aprofundar em cada um deles:

Logística interna

A logística interna, ou Intralogística, consiste nas movimentações que acontecem dentro da empresa, seja no estoque, na expedição, em centros de distribuição etc. Assim, o objetivo é ter eficiência em toda a operação, com ganhos na produtividade e redução dos custos logísticos.

Produção ou operação

Esses processos primários são os responsáveis por transformar a matéria prima no produto final. É nesse momento que a atividade-fim da empresa é executada.

Logística

A logística externa reúne os processos que fazem o produto chegar nas mãos do cliente. Algumas das atividades desses processos versam sobre armazenamento, gestão de frotas, roteirização, distribuição dos produtos e muito mais.

Marketing e Vendas

Os departamentos de Marketing e Vendas das empresas são fundamentais para atrair novas oportunidades e concluir vendas, gerando receita para o negócio.

A importância do Marketing para as empresas é enorme, por exemplo, promover os produtos e gerar demanda para a área de vendas.

Já os processos de Vendas são o último esforço para convencer o cliente. Os processos podem variar muito de acordo com o modelo de negócios da empresa, mas de maneira geral, é nesse momento que se busca refutar todo e qualquer impeditivo que o cliente tenha em relação ao produto.

Em outras palavras, é no processo de marketing e vendas que a empresa atrai a atenção do cliente e desempenha estratégias para gerar vendas.

Serviços

Os processos de serviços concentram as atividades de retenção de clientes, ou seja, que busca manter seus consumidores e aumentar o valor que eles enxergam na empresa. Em outras palavras, pós-vendas.

Podemos listar as seguintes áreas da empresa que atuam em serviços:

Processos de apoio da Cadeia de Valor

Os processos de apoio contribuem para a execução dos processos principais da cadeia de valor e da administração da empresa como um todo.

Os processos de apoio da operação de uma empresa são quatro:

  • Infraestrutura;
  • Gestão de Recursos humanos;
  • Desenvolvimento Tecnológico;
  • Aquisição / Compras.

A seguir, vamos nos aprofundar em cada um deles:

Infraestrutura

Infraestrutura é bem mais do que a manutenção do patrimônio e instalações físicas da empresa. Esses processos reúnem toda a base para a operação, como por exemplo, atividades fiscais, contábeis, financeiras, de qualidade etc.

Gestão de Recursos Humanos

Reúne as atividades voltadas para gestão e desenvolvimento do capital humano da empresa. Algumas atividades são, por exemplo, contratação, formação, remuneração, competências e motivação dos colaboradores.

Desenvolvimento Tecnológico

Estes processos concentram os esforços em desenvolvimento e inovação das empresas. Atividades como automação de processos, desenvolvimento de tecnologias próprias etc.

Aquisição / Compras

É através dos processos de aquisição que a empresa obtém as matérias-primas necessárias para produzir e operar.

A Gestão de compras é muito importante, pois, permite que cada aquisição seja o mais benéficoBORA! possível para a empresa. Ao concentrar as compras em um departamento só, é possível aumentar o poder de negociação da equipe.

Para empresas varejistas, a gestão de compras é uma das atividades mais importantes para a operação do negócio.

Margem

Depois desse mergulho sobre os processos principais e os processos de apoio é hora de falar sobre as Margens.

Podemos conceituar a margem como a diferença entre o custo de produção e o valor que o shopper está disposto a pagar por um produto, sua percepção de valor.

Os processos principais e de apoio compõem os custos para produção do produto e contribuem para gerar valor para o cliente. Por isso, a relação entre eles.

Conclusão

Espero que o conhecimento sobre o que é cadeia de valor ajude a desenvolver um pensamento sistêmico sobre o seu negócio. Dessa forma, você pode compreender as relações de causa e efeito e como cada processo contribui para os objetivos do negócio.

Cadeia de Valor