Tendências no Atendimento ao Cliente para 2017

Com o constante surgimento de novos recursos tecnológicos, as empresas também têm que adotar novas maneiras de se comunicarem com os seus consumidores. Dessa forma, além de investirem em tecnologias inovadoras, elas precisam estar atentas às tendências do segmento em que atuam. Nesse sentido, o setor de atendimento ao cliente está entre aqueles que mais evoluem a cada ano.

Na verdade, com os consumidores tendo cada vez mais alternativas no mercado, atender bem continua sendo uma das formas mais eficientes de se destacar da concorrência. Oferecer uma boa experiência de atendimento continua sendo um dos aspectos mais relevantes, sendo que isso só é viável quando as empresas acompanham a evolução do mercado em que estão inseridas.

Pensando nisso, vamos apontar a seguir quais são as principais tendências no atendimento ao cliente para 2017.

Atendimentos cada vez mais personalizados

A personalização já é uma realidade, sendo que as empresas que se relacionam com seus consumidores de maneira mais próxima conseguem um maior índice de fidelização. No entanto, ainda é grande a parcela de empresas que encontram dificuldades para conseguirem isso.

Assim, os atendimentos personalizados e que se traduzem realmente em uma boa experiência para o cliente, continuam sendo uma forte tendência. Nesse sentido, alguns dos aspectos essenciais para que esse tipo de atendimento seja viável são:

Conhecer bem cada cliente

Para fazer um atendimento personalizado é necessário conhecer bem cada cliente e suas exigências. Também é fundamental acompanhar as mudanças de comportamento do público para adequar as estratégias às novas demandas que surgem constantemente.

Compilação de informações

Como existem diversos canais de comunicação com os consumidores atualmente, é essencial unificar todas as informações geradas a partir dessas múltiplas plataformas para viabilizar uma melhor experiência de atendimento para o cliente. Isso evita que seja necessário começar todos os atendimentos do zero apenas porque eles estão sendo feitos por canais distintos.

Autoatendimento

A automação vem dominando diversas tarefas do nosso dia a dia. Com isso, é crescente o número de pessoas que preferem resolver os seus problemas sem terem que interagir diretamente com um atendente, até porque, na maioria das vezes, isso exige alguns minutos de espera. Assim, o autoatendimento ganha cada vez mais força e apresenta-se como uma excelente alternativa para as duas partes, pois os consumidores têm suas demandas solucionadas instantaneamente e as empresas reduzem o gasto com pessoal.

Suporte móvel

Ainda em 2014, os smartphones passaram a ser o aparelho mais utilizado para acessar a internet no Brasil. Dessa forma, oferecer suporte mobile é uma das maiores tendências do atendimento ao cliente para 2017. Na verdade, essa necessidade já foi percebida por muitas empresas, já que o uso dos smartphones para diversas finalidades cresce a cada ano. Contudo, ainda existe certa dificuldade para atender de maneira eficiente através dessa ferramenta.

Dessa forma, 2017 deve ser um divisor de águas nesse sentido, pois as empresas que não oferecerem um bom suporte móvel devem sofrer perdas significativas.

Uso de ferramentas que agilizem todos os processos relativos ao atendimento

Para que todos os aspectos supramencionados funcionem de maneira efetiva, também é crucial contar com ferramentas on-line que agilizem todos os fatores relacionados ao atendimento ao cliente. Ou seja, é indispensável o uso de sistema como o Acelerato, que além de permitir uma comunicação extremamente eficiente de qualquer local e a qualquer momento, também ajuda no processo de obtenção de informações dos clientes e no desenvolvimento de projetos.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui