Você sabe o que é Green IT? Se sua resposta for não, você precisa conhecer essa nova e importante tendência na área tecnológica e como ela pode contribuir positivamente para o meio ambiente e também para toda a empresa e sociedade.

Mas afinal, o que é Green IT?

Se você nunca ouviu falar sobre Green IT, então é fundamental explicar o seu conceito. Green IT é um complexo de práticas e ações verdes adotadas pelo profissional de Tecnologia da Informação com o intuito de auxiliar nas estratégias das empresas no que diz respeito à preservação do meio ambiente.

No decorrer da história, desde a época da Revolução Industrial, grandes empresas em busca de crescimento econômico e obtenção de lucros, ignoraram as consequências que suas atividades poderiam causar ao meio ambiente. Séculos depois, os efeitos colaterais dos avanços industriais causaram enormes impactos ambientais e trouxeram diversos problemas para o planeta.

Paralelamente, houve também o crescimento no setor tecnológico, que a cada década que passa evolui mais. E diante desse forte cenário de evolução, o Green IT surgiu mediante a necessidade de desenvolver a responsabilidade socioambiental nesse setor. As ideias de uma Tecnologia da Informação Verde não atingem somente a área de TI, mas todas as outras que compõem uma organização.

Dessa forma, ao trabalhar o Green IT, é possível reduzir os custos de produção, otimizar as atividades, racionar o uso de energia e utilizar matéria-prima e substâncias que não sejam nocivas para o meio ambiente e que evitem os impactos ambientais na hora do descarte, utilizando ferramentas como a reutilização e reciclagem.

Qual é a relação entre o Green IT e os resíduos eletrônicos?

Um dos maiores problemas da tecnologia quando relacionada ao meio ambiente são os resíduos eletrônicos gerados na sua atividade. A preocupação aparece no momento em que se realiza o descarte desses resíduos. Devido ao crescimento e avanço da tecnologia, o número do descarte elevou e os problemas para o meio ambiente aumentaram.

Os malefícios do descarte inadequado podem causar sérios impactos ambientais. Produtos eletrônicos trazem em sua composição metais pesados e altamente tóxicos, como arsênio, berílio, cádmio, chumbo, mercúrio, dentre outros. A falta de precaução no descarte desses materiais pode, por exemplo, contaminar os lenções freáticos e, além de prejudicar o meio ambiente, trazer danos à saúde pública da sociedade.

À vista disso, a Lei Federal nº 12.305/2010, que versa sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, também assegura a importância da destinação correta dos resíduos eletrônicos como forma de prevenção aos danos gerados por esses produtos.

Logo, o Green IT tem a missão de desenvolver medidas capazes de destinar resíduos eletrônicos para uma reciclagem especializada ou até mesmo reutilizarem esses produtos de uma outra forma, criando novos produtos. Para isso, deve-se atentar na coleta desse material e conscientização das pessoas em respeitar essa prática dentro da organização.

Por que é importante implementar o Green IT?

Primeiramente, antes de implementar o Green IT, todos os colaboradores e consumidores da tecnologia devem ter em mente a necessidade de trabalhar o conceito de sustentabilidade no dia a dia, seja na produção de produtos eletrônicos, como na sua aquisição e no seu descarte final.

Com efeito, a implementação do Green IT consegue demonstrar que a organização está atuando em favor do meio ambiente, por meio do desenvolvimento sustentável. Utilizar os recursos de forma consciente garante que os mesmo não se esgotem no futuro. Isso é indispensável para as próximas gerações que estão por vir.

Aliado a isso, o Green IT atua como Marketing Verde para a empresa, de maneira que seus processos de venda de produtos e serviços estejam diretamente ligados à uma produção sustentável e benéfica para o meio ambiente. Além disso, o Marketing Verde melhora a imagem da organização perante a sociedade, na medida em que trabalha com diretrizes voltadas à preservação do ambiente que nos cerca.

Portanto, implementar o Green IT traz diversos benefícios para a empresa e sua imagem no mercado de trabalho, sobressaindo assim das demais concorrentes quanto à consciência ecológica. Essa atitude e o compromisso com a responsabilidade socioambiental são itens que se tornaram indispensáveis no Século XXI, devido um forte interesse da sociedade em empresas ecologicamente corretas.

Mas quais são esses benefícios do Green IT?

São vários os benefícios que a implementação do Green IT pode trazer para a organização, meio ambiente e toda sociedade, pois é possível reduzir os custos de energia dentro da empresa, bem como reduzir os custos de operação do negócio.

Outro ponto positivo do Green IT em relação à empresa é a possibilidade de aumentar a otimização das atividades por ela realizadas, com a economia de espaço físico e uma forma mais eficiente de utilizar o ar condicionado dentro das instalações.

Em se tratando do meio ambiente, o descarte correto dos resíduos eletrônicos gerados é um procedimento essencial. Logo, esse descarte causará menos impactos e degradações ao meio ambiente, além de reduzir a emissão de CO2, maior causador do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global.

Por fim, a empresa que adotar o Green IT beneficia a sociedade por meio de uma melhor qualidade de vida e saúde, assim como é beneficiada por essas práticas ecológicas, obtendo uma melhor imagem e reputação.

O sistema Acelerato é um mecanismo ágil que oferece um atendimento eficaz ao cliente e está sempre preocupado com o meio ambiente. Experimente!

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui