Para que uma empresa consiga bons resultados, é essencial que ela possua líderes competentes. Por isso, saber como liderar uma equipe com eficiência é crucial!

Para liderar uma equipe com eficiência, basta adotar as posturas adequadas e também se dedicar em entregar o melhor trabalho possível aos clientes.

Quer aprender como liderar uma equipe com eficiência? Então acompanhe:

Afinal, como liderar uma equipe com eficiência

Há diversas posturas e atitudes que devem ser adotadas por aqueles que buscam como liderar uma equipe com eficiência. Por exemplo:

  • Definir suas metas de maneira clara e objetiva;
  • Saber delegar tarefas e funções;
  • Valorizar a confiança e a troca de ideias;
  • Investir na qualificação contínua;
  • Fazer uso de ferramentas que auxiliem na gestão;
  • Não fugir das questões difíceis;
  • Admitir as próprias falhas e erros.

A seguir, vamos nos aprofundar em cada uma dessas dicas:

1. Definir suas metas de maneira clara e objetiva

Em qualquer setor, seja em uma equipe de gestão de projetos ou no Help Desk, trabalhar sem metas não é produtivo. Pois a melhor forma de medir o sucesso de uma equipe é observar os objetivos traçados e avaliar a tentativa de alcançá-los.

No geral, isso não é algo tão difícil de ser feito, tendo em vista que toda empresa possui objetivos. Entretanto, cabe a um bom líder identificar quais são as metas possíveis e trabalhar para que elas possam ser superadas.

2. Saber delegar tarefas e funções

Muitas vezes, ao se falar sobre um bom líder, as pessoas imaginam alguém dedicado exclusivamente ao trabalho, que trabalha mais que todos. Contudo, isso é um erro. Na verdade, líderes que trabalham demais não conseguem dedicar atenção a tudo e todos.

Por esse motivo, é importantíssimo que um bom líder saiba delegar tarefas e funções. Assim, ele demonstra que confia na competência de sua equipe para auxiliá-lo a desenvolver um trabalho de qualidade. Tão importante quanto, é conhecer bem o talento e as características de cada membro da equipe, o que torna o processo de delegar funções muito mais produtivo e eficiente.

3. Valorizar a confiança e a troca de ideias

Em um cenário ideal, é recomendável que os funcionários de uma empresa sintam confiança uns nos outros. Para a liderança isso é ainda mais importante pois uma equipe eficiente precisa confiar no líder e em suas estratégias de gestão.

Os líderes que não inspiram confiança e não se comunicam de forma adequada com as suas equipes não conseguem estabelecer um bom fluxo produtivo. O que cria um ambiente de trabalho desconfortável e desigual. Portanto, para evitar que isso aconteça, o líder deve se esforçar para motivar os profissionais que comanda e demonstrar que suas ideias, pensamentos e percepções são importantes para a empresa.

4. Investir na qualificação contínua

Esse aspecto vai das capacidades de um líder e envolve toda a política adotada pela empresa. Porém, é importante incentivar a qualificação constante, pois ao fazer isso, o líder garante que seus funcionários estejam atualizados. Além disso, confere uma motivação extra a esses profissionais, que se sentem valorizados.

Mesmo quando não é possível investir em cursos específicos para os funcionários, organizar palestras, workshops e conferências já é um passo importante para manter a equipe atualizada e de acordo com o que existe de novo, seja no setor de Help Desk ou na gestão de projetos.

5. Fazer uso de ferramentas que auxiliem na gestão

Um bom líder precisa ser capaz de realizar várias tarefas de forma simultânea, as quais exigem grande responsabilidade e organização para que não prejudiquem o desenvolvimento do trabalho. Para isso, é interessante apostar em ferramentas de gestão simples de usar e com funcionalidades que farão a diferença na operação.

Um ótimo exemplo disso é o sistema Acelerato, uma plataforma online que permite o armazenamento de uma imensa quantidade de dados e informações na nuvem, além de oferecer ao líder de uma equipe a chance de controlar melhor o desempenho e a produtividade de seus funcionários. Por ser online, essa ferramenta é de fácil acesso, e pode ser utilizada de qualquer lugar e a qualquer hora.

6. Não fugir das questões difíceis

Para liderar de modo eficiente, o líder precisa ser capaz de enfrentar qualquer tipo de questão, especialmente as mais difíceis e complicadas. Nesse cenário, não existe espaço para a inércia, tendo em vista que não agir rapidamente diante de um problema que exige uma solução imediata pode trazer problemas sérios para a empresa.

Sendo assim, um líder que forma barreiras em torno de si não é eficiente. Em contrapartida, manter um bom relacionamento e dialogo com a equipe é o começo para encarar os problemas.

7. Admitir as próprias falhas e erros

Até mesmo o melhor líder de todos não está imune a cometer falhas e erros de tempos em tempos. Nesse aspecto, o importante é ser capaz de reconhecer esses erros e seguir em frente. Ao insistir no erro para não admitir uma falha pessoal, o líder prejudica toda a equipe por questão de orgulho. E isso, gera um problema ainda maior, resultando em desconfiança e incerteza no ambiente de trabalho.

Conclusão

Agora que você conhece as melhores dicas sobre como liderar uma equipe, é hora de dar o próximo passo. Entender a diferença entre chefe ou líder não traz nenhum resultado, se atitudes não mudadas, não é mesmo?

Sabia que uma ferramenta como o Acelerato pode ajudar muito na sua gestão e na produtividade da equipe?

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.

——————————————————————————————-