Você certamente já conhece ou ouviu falar sobre o Kanban, certo? Trata-se simplesmente de um sistema que utiliza cartões (ou post-its coloridos) para indicar o andamento dos fluxos de produção de projetos, estimulando a produção e entrega das demandas. Kanban significa literalmente “placa visível”, e foi elaborada por Taiichi Ohno em 1953. Foi aplicado inicialmente na Toyota com grande sucesso, e, a partir daí, ganhou fama, se espalhando pelo mundo.

Entre muitas das formas de se medir e manter o desempenho de uma empresa, o sistema Kanban, mesmo sendo fortemente ligado às empresas de produção industrial, pode ser bastante eficaz para e gerenciar o desempenho de sua startup e empresas de tecnologia.

 

Confira os principais benefícios que o uso do sistema kanban podem trazer para sua empresa:

 

Mantendo-se informado

O kanban é um meio de controle de informação dos processos da sua empresa, pois ele entrega resultados com o mínimo de informações ao separar as necessárias das desnecessárias. Além disso, por ser em sua natureza um sistema dinâmico, ele estará sempre atualizado.

 

Estoque ou investimento

Nas grandes indústrias, o kanban controla o estoque ao produzir o necessário, diminuindo desperdícios e aumentando lucros. O estoque é controlado de acordo com os kanbans em circulação. Se a sua empresa não é uma indústria, os kanbans auxiliam você a ter um controle da saída do seu serviço e de como aperfeiçoar o processo de gestão da sua empresa. O kanban auxilia informando onde você deve ou não investir para potencializar seus lucros.

 

Engajamento

O sistema kanban traz para a sua empresa um engajamento por parte dos empregados ligados às áreas. O kanban impõe metas a serem cumpridas por um grupo de pessoas que vai se empenhar para atingir as metas, trazendo para empresa maior desempenho através de meios inovadores e práticos.

 

Aplicando o Kanban

O dinamismo do sistema kanban simplifica o mecanismo de administração do trabalho, através de: controle de estoque e investimento; controle de informações sempre atualizadas; e renovação da organização nos processos da empresa.

Para o sistema kanban ser aplicado no seu negócio, primeiramente todos os envolvidos no processo de produção e entrega do seu produto/serviço devem estar comprometidos em fazer o sistema funcionar realmente. É responsabilidade de cada um manter o painel escolhido sempre atualizado e completo.

O sistema tem como função avisar visualmente todos os envolvidos sobre a situação de cada demanda ou job da empresa. Logo, ele deve ser inserido em um lugar visível e acessível aos responsáveis pelo trabalho.

O Kanban irá indicar o que tem que ser feito/resolvido e em quais quantidades ou prazo. O sistema permite, assim, ações de programação de alterações no seu quadro de gestão.

 

Ao usar o sistema Kanban, você verá os problemas escondidos, atrasos e falhas em sua gestão, o que estimula a correção do problema. Ele ainda fomenta a realização de análises criativas e produtivas. O resultado? Soluções objetivas e a criação de um sistema de avaliação e melhoria contínua.

Parece exagero, mas o simples fato de as informações relevantes estarem visualmente disponíveis, através dos cartões coloridos, pode revolucionar o seu gerenciamento!

Para mais informações sobre Kanban acesse:
Kanban Badges
Personal Kanban

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no campo abaixo.

Até a próxima!

fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/kanban-como-post-its-podem-transformar-sua-empresa/84390/

——————————————————————————————-