Se você está procurando uma maneira de otimizar o tempo e aumentar a produção e desenvolvimento do trabalho de suas equipes, o método Pomodoro pode ser a solução que impulsionará sua empresa.

Este método foi criado por volta 1980, baseado na ideia de Francisco Cirilo, que acreditava que era possível otimizar os resultados de trabalhos e estudo de maneira que não envolvesse nenhuma tecnologia avançada, mas sim praticas mentais, onde o cérebro é capacitado à avaliar situações cotidianas e os trabalhos apresentem cada vez melhores resultados.

A técnica segue um processo simples de gestão de tempo para trabalhar da melhor forma a maneira como a mente humana processa as informações. O método Pomodoro prova que a mente tem um potencial de aprendizado e desenvolvimento maior e mais eficiente quando não está sobrecarregada.

 

O Método

O método Pomodoro é dividido em duas partes e é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental e evitar distrações:

tomate A cada 25 minutos trabalhados (Um Pomodoro), ocorre uma pausa leve de 3 a 5 minutos, onde a mente ficará distraída e assim irá gravar as informações no subconsciente. Utilize essas pausas para acessar seu site favorito, tomar um café ou bater um papo com os amigos.

tomate A cada quatro ou seis Pomodoros, realizar pausas mais intensas de 15 a 20 minutos. Onde devem ser realizadas atividades parecidas com as das pausas menores. Lembrando que não devem ser realizadas atividades que tenham algo relacionado com as tarefas.

Com isso sua mente ficará mais relaxada e você evitará a fadiga no final do dia.

 

O que você precisa.

pomodoroPara usar o método basta organizar as tarefas a serem realizadas por sua importância, o tempo necessário para a realização, preparar um alarme para tocar a cada 25 minutos e se dedicar completamente a tarefa durante esse período. Lembre-se de fazer um registro de suas atividades para ver quanto tempo demorou em cada uma delas e de quantos Pomodoros foram feitos o seu dia.

Pronto! Você já esta utilizando o método Pomodoro, agora é só dar a atenção necessária para as tarefas nas quais tem mais dificuldade para realizar ou completar.

 

Quer mais informações sobre esse método? Confira o Post com vídeo do Bluesoft Labs sobre o tema.

 

Agradecimentos a Tiago Azevedo pela contribuição com o Tema e Desenvolvimento do texto.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no campo abaixo.

Até a próxima!

——————————————————————————————-