A Central de Serviços Compartilhados ou também conhecida como CSC, é uma ferramenta muito relevante atualmente para uma melhor gestão de times.

Ela surge como aliada da transformação digital, afinal, em tempos de inovação a digitalização de processos se torna indispensável em qualquer negócio.

Porém, não são todas as organizações que possuem uma Central de Serviços Compartilhados e, é por isso que escrevemos esse texto. Nele, mostramos para você como ela é importante para a sua companhia e também, 4 Benefícios do CSC para a sua empresa. Confira!

Antes, vamos entender o que é a Central de Serviços Compartilhados!

No dia-a-dia, o CSC é basicamente um departamento dentro da companhia que atende aos demais setores. Por exemplo, em um restaurante, caso a equipe da cozinha precise de produtos para a limpeza dos utensílios, eles farão o pedido ao CSC.

Após receber as demandas, que também podem ser feitas por clientes, como em casos de processos burocráticos da área financeira, a Central de Serviços Compartilhados encaminha cada solicitação para o setor correto.

Esse modelo ajuda com a organização e padronização de processos, tornando as atividades mais produtivas.

4 Benefícios do CSC para a sua empresa!

Como vimos acima, o CSC é uma maneira de padronizar o atendimento e organizar a realização de tarefas que não fazem parte da atividade-foco da companhia. Por isso que, para você entender melhor ainda os benefícios da Central de Serviços Compartilhados para a sua empresa, separamos os 4 benefícios abaixo:

  • Padronização de uma experiência personalizada;
  • Aumento de Produtividade;
  • Redução de Custos;
  • Melhor comunicação entre setores;

Vamos entender melhor sobre eles, abaixo!

Padronização de uma experiência personalizada

Atualmente, uma boa experiência do cliente tem um peso cada vez maior na hora de escolher continuar ou voltar a usar um serviço ou produto, seja ele presencial ou digital.

Sendo assim, vale considerar investir em uma Central de Serviços Compartilhados não só para garantir essa boa impressão, mas também para ter uma vantagem competitiva entre os concorrentes. Quando o seu time de colaboradores sabem exatamente o que precisam e quando devem fazer algo, a performance da companhia melhora de maneira considerável.

Aumento de Produtividade

Como falamos acima, a Central de Serviços Compartilhados proporciona uma padronização das demandas, o que colabora para aumentar a produtividade e alcançar resultados esperados e possíveis de serem replicados no futuro. Além disso, também ajuda a reduzir falhas e aumentar a velocidade de resposta da operação. 

Uma vez que estamos com os processos definidos, a criação de soluções internas também fica mais fácil, ajudando na criação de valor e de credibilidade em relação aos clientes da corporação.

Outro ponto essencial é manter um aumento contínuo de qualidade no seu produto ou serviço. Muitas vezes as qualidades muito elogiadas quando você começou podem não ser mais tão relevantes depois de meses de uso. 

E mais uma vez o CSC entra nessa tarefa com um papel importante de motivação para as equipes e consequentemente proporcionando um aumento da produtividade.

Redução de Custos

Outro benefício de contar com um CSC é que ele ajuda com a redução de custos. Visto que os processos são otimizados em um único lugar, a chance de um ambiente mais organizado evita o surgimento de erros.

Além disso, a companhia ganha um retorno sobre o investimento na Central de Serviços Compartilhados em um médio prazo através da redução nos custos administrativos.

Melhor comunicação entre setores

Muitas vezes a falta de comunicação entre as equipes acaba gerando grandes problemas que podem levar a uma improdutividade. Porém, isso pode ser facilmente evitado quando os colaboradores contam com as informações de todos os setores organizadas.

Manter a sintonia entre os departamentos gera uma agilidade na realização das atividades, e já que buscamos manter a fluidez dos processos, contar com uma Central de Serviços Compartilhados pode ser vantajoso para a comunicação interna da sua empresa.

Conclusão

Uma vez que, cada dia mais empresários estão buscando um equilíbrio e integração no funcionamento de seus negócios, contar com um software de gestão de projetos que tenha o CSC em suas ferramentas, como o Acelerato, é o ideal para evitar que você se complique ao implementar ele em sua empresa.

E aí, o que achou de conhecer mais sobre o CSC? É importante que você perceba como essa metodologia é capaz de trazer vários efeitos benéficos em decorrência de uma equipe bem engajada. 

Caso queira entender como o Acelerato pode ajudar no seu projeto, clique aqui e fale com um de nossos consultores!