Para as profissionais que desejam trabalhar na área de atendimento ao cliente, tão importante quanto as habilidades técnicas, são também as chamadas “soft skills”, que são as habilidades de comunicação e relacionamento. Desse modo, vamos começar falando um pouco sobre elas e como as mesmas podem ser aprimoradas.
Se há alguns anos essas habilidades de comunicação e relacionamento eram subestimadas, esse quadro se reverteu completamente nos dias de hoje. Segundo uma reportagem recente feita pela revista norte-americana IT Training, quase 90% dos entrevistados afirmaram acreditar que as “soft skills” são um fator determinante para o sucesso profissional de uma pessoa que trabalha na área de Help Desk.

A razão que melhor explica essa tendência é pelo fato das empresas estarem cada vez mais focadas em fidelizar os seus clientes e prestarem um serviço mais qualificado e consistente para permanecer crescendo no mercado. Para que esse objetivo seja alcançado, o serviço de atendimento e suporte ao cliente exerce um papel fundamental, e está cada vez mais claro para os especialistas que o profissional da área não necessita apenas de cursos e certificados, mas também dessas “soft skills”.

Para esclarecer melhor o que seriam essas “soft skills”, a Associação de Profissionais do Mercado de Help Desk classificou, em ordem de importância, as dez qualidades essenciais para alguém que trabalha no ramo. São elas:

  1. Saber ouvir;
  2. Habilidades verbais;
  3. Saber atender um cliente ao telefone;
  4. Saber fazer perguntas;
  5. Saber resolver problemas;
  6. Capacidade de trabalhar sobre pressão;
  7. Capacidade de raciocinar logicamente;
  8. Saber trabalhar em equipe;
  9. Auto controle;
  10. Capacidade de aprender rapidamente.

A melhor maneira de desenvolver essas habilidades é através da prática, sendo importante também realizar treinamentos, frequentar palestras e participar de workshops organizados pela empresa.

Porém, como dito anteriormente, apesar da crescente importância das “soft skills”, não se pode deixar de lado as habilidades técnicas, sendo igualmente necessário investir em cursos especializados para conseguir alcançar sucesso profissional na área de Help Desk. Entre os cursos indispensáveis para quem trabalha no ramo estão o de atendimento ao cliente interno e de comunicação e linguagem de call center.

O Acelerato é um sistema de Help Desk completamente online e de fácil manuseio, capaz de auxiliar os profissionais da área no aperfeiçoamento de suas “soft skills”. Além de ideal para melhorar o trabalho de toda a equipe, o sistema também torna o atendimento ao cliente mais simples e rápido pois com ele é possível criar categorias personalizadas como reclamações, dúvidas, sugestões e outros.

Também com o Acelerato , as empresas podem manter todo o seu histórico de conversas com os clientes de forma organizada e fácil de encontrar, pois por ser um sistema online, o acesso é ainda mais amplo e rápido.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-