Você sabe a quantidade de informações que sua empresa recebe por dia? Não dá nem para imaginar. Porém, você já imaginou se pudesse agrupar todas elas em um único lugar? Isso é possível com o CSC.

O CSC ou Centro de Serviços Compartilhados, tem como finalidade aprimorar os serviços de uma empresa, reunindo diferentes setores em um só lugar, sendo físico ou virtual.

Podemos tirar como exemplo o treinamento de funcionários, com o CSC  é possível ter um conjunto de indicadores certificando que a prática está sendo feita de maneira correta. 

Afinal, você consegue ter algumas métricas, como: Números de horas de treinamento por colaborador e o investimento financeiro por funcionário.

Dessa forma, há um ganho de eficiência e de capacidade da empresa em entregar um valor superior para os clientes internos e externos, além de uma diminuição de custos.

E, para te ajudar a entender melhor sobre o CSC e como ele te auxilia no treinamento dos seus colaboradores, criamos esse artigo. Nele, te mostramos a importância e os principais benefícios de contar com um CSC para treinar seus colaboradores, confira!

Como funciona um CSC?

Como vimos acima, a principal função de um Centro de Serviços Compartilhado é a de agrupar através de uma comunicação efetiva diferentes setores de uma empresa que geralmente trabalham separados. 

Esse modelo descentralizado pode trazer um retorno muito bom para o seu negócio, já que propõe a integração de diferentes departamentos, oferecendo maior rapidez e clareza para a conclusão de projetos. 

Ele também pode contar com um canal aberto de feedbacks entre colaboradores, o que ajuda a saber onde seu funcionário está errando e assim, melhorar.

Vale destacar que, para que o CSC funcione na sua melhor capacidade, os processos e fluxos de produção precisam estar bem alinhados, e todos devem saber onde se inicia e finaliza o seu trabalho.

E claro que a tecnologia não poderia ficar de lado, nesse momento é importante investir em softwares capazes de otimizar tempo e qualidade de trabalho, como o Acelerato. Ele oferece de ponta a ponta, a gestão das suas áreas de Help Desk e Projetos/Processos Internos.

Mas não se esqueça que apenas a tecnologia não faz milagres, você precisa treinar sua equipe de funcionários para que eles sejam capazes de adicionar e interpretar de maneira assertiva as informações contidas no sistema. 

Permite uma organização mais efetiva da empresa

A integração de setores em empresas onde o gerenciamento é mais afastado é mais difícil, o que acaba gerando um atraso na execução de tarefas. Afinal, quando os colaboradores sabem exatamente o que e quando fazer, o desempenho nas demandas abertas é superior.

Implementando um modelo de serviços compartilhados, toda a sua companhia será estrategicamente dividida em times menores, cada um com um papel claro e definido. Todos os departamentos colaboram para executar um projeto, trabalhando de maneira uniforme, com o fim de reduzir o desperdício de tempo.

Esse método é muito mais eficaz do que apenas esperar que encontrem a demanda e levem para o departamento responsável.

Melhora os rendimentos 

É muito normal que ao entrar em uma empresa você não conheça o ritmo da sua equipe, e tenha dificuldades para se adaptar caso o fluxo de clientes aumente ou diminua.

Porém, o CSC é capaz de identificar as necessidades e as formas de resolvê-las, diminuindo os erros e imprevistos. Isso te ajuda a criar oportunidades e a realizar metas.

Assim, é possível manter um bom faturamento independente da situação, graças ao gerenciamento de demanda através do CSC. Afinal, a empresa é capaz de se adequar aos momentos de instabilidade que podem ocorrer.

Traz uma padronização de processos 

Para tornar o treinamento de uma equipe mais fácil, você pode começar pela forma como os processos são organizados. O CSC ajuda com que todos os procedimentos da sua empresa sejam padronizados. Assim, as pessoas envolvidas nas soluções de demandas trabalham de maneira mais eficiente.

E, com todos eles funcionando e agindo da mesma forma ao lidar com clientes, você não precisará encontrar um curso de treinamento diferente para cada setor. Sendo assim, todos podem passar pelos mesmos treinamentos, economizando tempo e dinheiro à sua empresa.

Conclusão 

Durante o conteúdo você pode perceber que para que o seu CSC funcione bem, o planejamento e organização dos processos precisam ter fluxos ágeis.

E sem tecnologia é difícil que isso aconteça, logo, é importante pensar em ferramentas e sistemas de automação, como o Acelerato. Além disso, mantenha sempre seus colaboradores capacitados e muito bem treinados, assim, todas as informações obtidas pelo sistema podem ser bem direcionadas e interpretadas.

Um Centro de Serviços Compartilhado ainda pode trazer outras vantagens para a sua empresa, já que, estar em constante inovação só aumenta a sua competitividade de mercado.