Que o Home Office está mais que na nossa rotina, é algo que já sabemos. Mas, como você, gestor de projetos, consegue saber que sua equipe está alinhada com o que você busca? Para isso, é necessário conhecer quais são as principais funcionalidades de um Software de Gestão de Projetos para o trabalho remoto, não é mesmo?

Além disso, os gestores de equipes remotas de primeira viagem podem vir a ter algumas dificuldades, necessitando de algumas dicas para direcioná-los no dia a dia. Afinal, existem diferentes tipos de funcionários que atuam em home office, os freelancers, consultores ou até mesmo os que têm a opção de trabalhar em casa esporadicamente.

Para alguns, trabalhar de casa pode ser uma tarefa fácil, mas para outros pode ser um desafio, principalmente se você ocupa um cargo de liderança. 

Por isso que, visando te ajudar a melhorar o seu planejamento e acompanhamento das tarefas da sua equipe remotamente, criamos este artigo. Nele, te mostramos 4 Funcionalidades de um Software de Gestão de Projetos para o trabalho remoto. Confira!

Facilidade de comunicação 100% Web

Ter facilidade na comunicação 100% pela internet é necessário para realizar o gerenciamento de sua equipe de maneira efetiva. E, para que isso seja efetivo, defina o canal oficial para realizar as videoconferências e também, para documentar as decisões.

Além disso, contar com um kanban online também é algo que auxilia muito para o gestor conseguir repassar as tarefas para as equipes, ver quem está com menos demandas e delegar sem sobrecarregar sua equipe o que precisa ser feito durante a sprint.

Outra funcionalidade boa, são os fóruns, que permitem que você compartilhe com sua equipe informações sobre determinado assunto. Dessa forma, todos colaboram e conseguem aprender, incentivando o kaizen.

Possibilidade de limitação de horário de trabalho por colaborador

Ideal para evitar que os colaboradores trabalhem além do horário estipulado, contar com um sistema que permita limitar os horários de trabalho de cada funcionário é essencial para contornar isso.

Afinal, você não que ninguém trabalhe além das 8h diárias, não é mesmo? Além disso, ao limitar o horário de trabalho de cada colaborador, você se resguarda judicialmente no assunto.

Outro benefício disso, é que seus colaboradores, vendo que você preza pelo tempo deles fora do trabalho, se engajam mais, se tornando mais produtivos e também, mais leais a sua empresa. 

Segundo o estudo State of Remote Work, elaborado pela Own Labs, a adoção do trabalho remoto reduz o seu turnover em até 25% se comparado com o regime normal, o que te ajuda a economizar com contratações e também desligamentos.

Rastreabilidade do tempo de trabalho em cada atividade executada

Apesar de precisarmos ter muita confiança em nossos colaboradores quando trabalhamos de forma remota, também é necessário ter rastreabilidade do tempo de trabalho deles em cada atividade realizada.

Por isso, contar com um sistema de gestão de projetos, que te permita ter essa visão, seja por colaborador, por time ou no geral, é essencial para o melhor gerenciamento de sua equipe. 

Acompanhamento realtime da evolução dos projetos

E, já que falamos sobre a rastreabilidade das atividades, a facilidade de comunicação e a limitação de horário de trabalho, tem um acompanhamento realtime sobre como seus projetos estão evoluindo, seria o próximo passo.

Afinal, para que você consiga delegar as atividades para um time ou para algum colaborador específico, é necessário que você veja o andamento das entregas de seus projetos. 

Por isso, é necessário que sua solução tenha um dashboard geral da evolução dos seus projetos. Dessa forma, você consegue ter uma visão do seu próximo passo de forma rápida e clara, diminuindo os impedimentos para isso.

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer as 4 funcionalidades de um software de gestão de projetos para o trabalho remoto? Vale lembrar que o trabalho remoto ainda é muito embrionário no Brasil, mas estamos nos adaptando da melhor maneira para essa novidade imposta a nós pela COVID-19.

E, lembre-se sempre de contar com tecnologia na gestão do trabalho remoto. E, o sistema ideal para te ajudar com esse desafio, é o Acelerato. Ele une Atendimento e Projetos em um ambiente único, de forma intuitiva e fácil de usar. 

Além disso, o Acelerato possui todas as funcionalidades descritas neste artigo, além de ter implantação remota, evitando gastos com deslocamento e protegendo seus colaboradores de se exporem a riscos desnecessários. 

Para conhecer mais sobre o Acelerato, clique aqui!



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e agende uma demonstração com um de nossos especialistas clicando aqui