É cada vez mais necessário que as empresas busquem novas maneiras e até mesmo dicas que ajudem a agilizar o atendimento ao cliente, não é mesmo? Afinal, essa é uma maneira que elas possuem de fidelizar o seu consumidor. 

Porém, vale destacar que de nada adianta ter o Help Desk ágil, mas não resolver o problema do seu cliente. Por isso, torna-se cada vez mais necessário que ser rápido e eficiente. E, se o seu cliente está em todas as plataformas, você também precisa oferecer um atendimento omnichannel.

E, pensando em ajudar você a entender melhor como melhorar o seu help desk, criamos esse artigo. Nele, te mostramos 5 Dicas para você agilizar o seu atendimento ao cliente. Confira!

5 Dicas para agilizar o seu Atendimento ao Cliente

Conforme falamos acima, torna-se cada vez mais necessário ser ágil e eficiente no atendimento ao cliente. Por isso que nós iremos ajudá-lo com 5 Dicas para agilizar o seu atendimento ao cliente. Elas são: 

  • Aplicar a Metodologia Ágil no seu Atendimento;
  • Contar com um Atendimento Omnichannel;
  • Oferecer um Atendimento Humanizado;
  • Realizar o Acompanhamento das Métricas do seu Help Desk;
  • Treine bem seus colaboradores;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas dicas para agilizar o seu atendimento ao cliente.

Aplicar a Metodologia Ágil no seu Atendimento

A Metodologia ágil surgiu em 2001, quando 17 desenvolvedores de software, que utilizam formas distintas de desenvolver, mas sempre priorizando o cliente final, se juntaram e criaram o Manifesto Ágil.

Apesar de ser voltado para o desenvolvimento de software no início, o uso das metodologias ágeis por outras áreas, como a do Atendimento ao Cliente, já é uma realidade. Afinal, o nosso atendimento ágil precisa se basear em 3 pontos fundamentais para seu sucesso. Eles são a Adaptação, a Inspeção e a Transparência.

A adaptação a mudanças e criação de novas ideias que possam funcionar melhor para o projeto, é uma característica fundamental para que a equipe permaneça em dia com os seus cronogramas.

Já a inspeção é essencial para localizar possíveis falhas, além de auxiliar na motivação que a equipe precisa para responder aos clientes de forma ágil e bem treinada.

E a transparência, pode ser praticada através da criação de processos objetivos, da importância de se compartilhar informações e ideias para que toda a equipe esteja no mesmo patamar em termos de conhecimento prático.

Como resultado da adoção desses três pilares da metodologia ágil, duas características poderão ser vistas no setor de atendimento ao cliente, são elas: a Auto Organização da sua equipe e um aumento na qualidade do atendimento.

Contar com um Atendimento Omnichannel

Uma coisa que incomoda seus clientes durante o atendimento, é falar sobre o mesmo problema a cada vez que muda o atendente.

Isso faz com que, um cliente que está insatisfeito fique ainda mais irritado, pois sua experiência está sendo ruim e, ele sente que as áreas não se conversam, perdendo cada vez mais a esperança de ter seu problema resolvido.

É por isso que é importante ter serviços omnichannel. Afinal, isso faz com que seu consumidor não sinta a diferença quando eles mudam de um canal para o outro.

Além disso, isso torna o seu atendimento mais ágil, com seu Help Desk focado na resolução dos problemas, proporcionando um atendimento excelente para seus clientes.

Oferecer um Atendimento Humanizado

Basicamente, o atendimento humanizado são as experiências que o seu cliente tem quando ele entra em contato com algum atendente, seja por telefone, e-mail ou chat.

Apesar de oferecermos diversos meios de atendimento ao cliente automatizados, existem situações em que eles não conseguem resolver o problema do consumidor.

Nesses casos, entra em cena a figura do atendente. Ele deve sempre prezar pela qualidade do atendimento, superando as expectativas do cliente. Pontos como empatia, simpatia e cordialidade são importantíssimos durante o atendimento. Dessa forma, o cliente consegue perceber o cuidado com seu problema e sente que ele será resolvido da melhor maneira. 

É esse sentimento que faz com que o cliente sinta-se novamente encantado. Portanto, isso ajuda com as indicações para sua empresa para seus amigos e conhecidos.

Realizar o Acompanhamento das Métricas do seu Help Desk

Realizar o acompanhamento das métricas do seu help desk é essencial para saber onde você está falhando e corrigir esse erro, oferecendo um atendimento ágil. Por isso, quando falamos de atendimento, as métricas mais comuns são:

  • Tempo de primeira resposta;
  • Tempo de resolução do ticket;
  • Qual a satisfação do consumidor com o seu atendimento;
  • Quais as categorias de ticket que mais foram abertos;

Definidas as métricas, realizar o acompanhamento constante de sua equipe e evitar possíveis descumprimentos é essencial para evitar dores de cabeça e um consumidor descontente, agilizando seu atendimento.

Treine bem seus colaboradores

Um dos principais benefícios de agilizar o seu atendimento ao cliente e reter ele, é através do treinamento dos colaboradores.

Afinal, quando seu funcionário entendeu a cultura da empresa e está motivado a entregar sempre o melhor, ele terá ideias que fogem do trivial, apenas para atender as demandas que surgiram.

Além disso, investindo no desenvolvimento e treinamento deles cria a possibilidade de que eles melhorem cada vez mais como pessoa e profissional. Isso possibilita que você consiga promover e engajar cada vez mais o seu colaborador, que, consequentemente, trabalhará mais feliz.

Vale destacar também que, quando treinamos nossos colaboradores, eles possuem um discurso unificado, não dando a impressão de que eles façam parte de outra empresa, ao mudar de setor.

Por isso, ter uma cultura de investir no treinamento e desenvolvimento do seu funcionário, acaba sendo positivo para todas as partes!

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer as nossas dicas para agilizar o seu atendimento ao cliente? Vale lembrar que contar com um atendimento ágil, é importante para aumentar a satisfação do seu consumidor.

E, a melhor ferramenta para implementar ele em sua equipe, é contando com um Software de Help Desk, como o Acelerato. Com o Acelerato, você consegue monitorar as principais métricas de atendimento e também implementar as dicas que trouxemos nesse artigo. 

Ele com certeza irá te ajudar a ficar mais próximo do seu consumidor. Clique aqui e teste grátis por 15 dias a nossa ferramenta. Você não irá se arrepender!



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e agende uma demonstração com um de nossos especialistas clicando aqui