Gestores de Projetos estão sempre em busca de melhorar a gestão, não é mesmo? Por isso, é normal acompanharmos o surgimento de novas tecnologias para nos auxiliar com esse desafio. E é nesse sentido que apresentamos hoje para você, o Diagrama de Gantt!

Você conhece o Diagrama de Gantt e sabe dos impactos dele, na gestão de projetos? De forma simples, podemos dizer que ele é um gráfico que, na gestão de projetos, nos auxilia a visualizar nossas tarefas no geral.

Agora que você sabe de forma simples o que é o Diagrama de Gantt, que tal você conhecer como ele surgiu e também seus benefícios para a gestão de projetos? 

Fica conosco que nesse artigo, nós vamos te ajudar a entender melhor sobre o Diagrama de Gantt. Confira!

Como surgiu o ​​Diagrama de Gantt?

Como falamos anteriormente, o Diagrama de Gantt é um gráfico que nos auxilia a ter uma visão geral das tarefas do nosso projeto. 

É importante deixar claro que ele tem como objetivo controlar e gerenciar o cronograma de atividades de um projeto. Com ele, é possível listar tudo que precisa ser feito para colocar o projeto em prática, dividir em atividades e estimar o tempo necessário para executá-las.

Mas como surgiu a ideia de criar um gráfico que traria essa visão para o gestor de equipes? É interessante notar que o Diagrama de Gantt foi desenvolvido pelo Engenheiro Mecânico Henry Gantt, que precisava ter um controle melhor da sua produção. 

Até por isso, o gráfico permite que você veja quem irá realizar cada tarefa, qual o tempo que foi utilizado para fazer elas e também, possibilita calcular a produtividade de cada colaborador dentro de um projeto, sendo um aliado no cálculo da sua produção.

4 Benefícios do ​​Diagrama de Gantt para a Gestão do meu projeto

Como falamos acima, o Diagrama de Gantt surgiu da necessidade de se controlar melhor a produção e produtividade dos colaboradores de um projeto ou, no caso, de uma fábrica. Na visão de gestão de projetos, os principais benefícios dele para  o seu negócio são:

  • Melhor Segmentação das Tarefas;
  • Definição clara de prazos;
  • Aumento da performance dos times;
  • Facilita a criação de um planejamento eficaz;

Abaixo, vamos entender melhor como o Diagrama de Gantt atua nesses benefícios!

Melhor Segmentação das Tarefas

Se o Diagrama de Gantt nos possibilita ter uma visão geral das tarefas de um projeto, um dos primeiros benefícios que percebemos, é a possibilidade de melhorar a segmentação de nossas tarefas.

Afinal, ao termos a visão do todo do projeto, conseguimos ver quais colaboradores estão com as tarefas mais complexas e demoradas e quais conseguem atuar em outras tarefas mais simples e tão importantes quanto.

Isso permite que você, como gestor, melhore a segmentação das tarefas do projeto, evitando sobrecarregar seus colaboradores e também criando um fluxo de entregas que entregue valor para o consumidor final.

Definição clara de prazos

Se nós temos uma visão geral das tarefas e conseguimos ter a previsibilidade das entregas, isso nos permite ter uma definição clara dos prazos de entrega da minha equipe. 

Isso permite que você, como gestor de projetos, consiga calcular com mais eficiência os prazos, considerando os imprevistos que podem atrasar a entrega e, permitindo que sua equipe trabalhe sem se sentir pressionada por prazos curtos e irreais de entrega.

Aumento da performance dos times

Com uma melhor visibilidade de quem está fazendo o que e trabalhando com prazos realistas e que levem em consideração os imprevistos, outro benefício que o Diagrama de Gantt nos oferece, é o do aumento da performance da nossa equipe.

Afinal, com um ritmo de trabalho saudável, seus funcionários são mais felizes. E isso é algo que impacta diretamente na performance das equipes, uma vez que, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz produz até 31% a mais do que um infeliz!

Logo, o Diagrama de Gantt, se aplicado da maneira correta, faz com que seus colaboradores trabalhem melhor e de maneira saudável, impactando positivamente nas entregas da sua equipe.

Facilita a criação de um planejamento eficaz

E o último benefício que destacamos do Diagrama de Gantt, é o de facilitar a criação de um planejamento que seja eficaz. Afinal, se nós temos a previsibilidade de entregas da nossa equipe e contamos com colaboradores engajados, fica mais fácil criar um planejamento que seja realmente eficaz.

Vale destacar também que o Diagrama de Gantt nos permite ter um acompanhamento do nosso planejamento de maneira visual, o que facilita a previsibilidade de possíveis erros, possibilitando que a correção seja feita de maneira mais ágil, impactando o mínimo possível o cliente final.

Conclusão

Afinal, ele demanda atualização constante do diagrama, além de poder ter o visual um pouco complexo no início. Por isso, contar com um software de gestão de projetos que tenha o Diagrama de Gantt em suas ferramentas, como o Acelerato, é o ideal para evitar que você se complique ao implementar ele em sua equipe.

E aí, o que achou de conhecer melhor sobre o Diagrama de Gantt? É importante que você perceba que essa metodologia é eficaz para a gestão de nossas equipes, porém, ele também pode se tornar complicado de utilizar em um projeto muito grande.

Dessa forma, você garante que as tarefas que vão sendo completas, vão saindo do diagrama, facilitando sua gestão e aumentando sua eficácia. Caso queira entender como o Acelerato pode ajudar no seu projeto, clique aqui e fale com um de nossos consultores!