Gerir bem um projeto, é algo desafiador. O gestor é o responsável por auxiliar a equipe e direcionar ela para o caminho do sucesso. Por isso, a gestão de projetos é tão importante atualmente. Porém, muitas vezes, acabamos deixando passar algo importante. E, tudo o que queríamos, era conhecer algumas dicas para ter sucesso na gestão dos meus projetos, não é mesmo?

E, foi pensando em te ajudar com esse desafio, que criamos esse artigo. Nele, te damos 3 dicas para ter sucesso na Gestão de Projetos em 2021, que te ajudarão a ter mais efetividade nesse ano que se inicia. 

Confira!

3 Dicas para ter sucesso na Gestão de Projetos em 2021

Trabalhe com Previsibilidade

Ter Previsibilidade é fundamental para o sucesso de um projeto. Com ele, você sabe com uma certa precisão, em que data certas as serão entregues, por exemplo. 

Além disso, com a previsibilidade, você consegue responder perguntas como:

  • Em um projeto com 16 demandas, quanto tempo eu levo para finalizá-lo?
  • Quantas demandas o meu time entrega por sprint?
  • Como anda o ritmo de entregas do meu time? Conseguimos melhorar a quantidade de entregas sem influenciar na qualidade do trabalho?

Por isso, é interessante notar que conforme a quantidade de projetos que o seu time for entregando, mais preciso será o seu cálculo de vazão.

Saiba como se comunicar da melhor maneira com o seu time

Uma outra dica para ter sucesso na gestão de projetos em 2021, é a de melhorar a comunicação com o seu time. Afinal, quando temos todas as demandas em um Software, todos sabem o que estão fazendo, sendo mais fácil de tirar as dúvidas, direto com a pessoa certa.

Além disso, incentivar a comunicação não é apenas sobre valorizar o convívio amigável entre a equipe. Afinal, antes de tudo, ela faz parte da resolução de pequenos conflitos e discussões perante contratempos e decisões. 

Um time que não dialoga não está preparado para trabalhar em conjunto, já que, não há a possibilidade de feedbacks sobre resultados ou até mesmo, não conseguem chegar em um consenso na tomada de decisão.

Quando existe o hábito do diálogo, a equipe se torna mais independente, sendo capaz de resolver pequenos problemas internamente. Assim, o resultado é feito de acordo com as expectativas.

E, para saber mais sobre como melhorar a comunicação do seu time, confira o nosso artigo com 5 Dicas para ter Sucesso na Comunicação interna!

Realize o controle diário do seu Workflow

Uma dica para ter sucesso na gestão de projetos que sempre precisamos ter em mente, é a de realizar o controle diário do seu Workflow. Podemos definir, de maneira simples, o Workflow como a Gestão dos seus Processos.

Logo, é importante definir ele de maneira clara, além de deixar claro quais são os passos que devem ser seguidos com intuito de automatizar os processos do seu projeto.

Vale lembrar que o seu Workflow está diretamente relacionado e tem grande importância na gestão de pessoas, no processo de produção, no atendimento ao cliente, nas finanças e em outros segmentos. Por isso, é imprescindível que todo o processo seja claro. 

Logo, você deve identificar as diferentes atividades do processo, as regras do procedimento e o controle das informações associadas as suas operações. Sendo assim, é possível gerenciar e agilizar o fluxo, além de aumentar a harmonia no processo.

Caso queira conhecer mais sobre o Workflow, veja abaixo o nosso Papo Rápido sobre os Workflows por Processos e como eles impactam a produtividade do seu time!

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer as 3 Dicas para ter Sucesso na Gestão de Processos em 2021? É importante que você, gestor, tente sempre melhorar o gerenciamento dos seus projetos. 

Afinal, isso faz com que seus colaboradores fiquem mais felizes, já que não estarão sobrecarregados e o projeto será entregue de maneira mais leve para a sua equipe. 

E, se você quiser conhecer mais sobre a Gestão de Projetos, baixe gratuitamente o nosso e-book “10 Benefícios da Gestão de Projetos em 2021” e descubra como você consegue gerar ainda mais resultado nesse ano.