Falamos aqui, sobre 3 motivos para você ter um sistema de Força de Trabalho. Porém, quais são os principais desafios encontrados ao implementar um software de Workforce Management?

Por isso que, pensando em ajudar você, que busca ter uma ferramenta dessas em sua empresa, criamos esse texto. Nele, te mostramos esses desafios e como você consegue superar eles. Confira!

Workforce Management: principais desafios encontrados ao implementar um

Um sistema de Workforce Management, ou Força de Trabalho, é um software criado para facilitar o trabalho dos gestores de equipes de atendimento. Eles normalmente são utilizados para aumentar alguns índices do suporte, como:

  • Previsão de chamados;
  • Quantidade de colaboradores necessários por turno;
  • Criação de melhores escalar;
  • Entre outros.

E, apesar deles facilitarem bastante a vida dos gestores, alguns desafios são encontrados durante a implementação de um sistema de workforce management. Os principais que destacamos, são:

  • Resistência a mudanças;
  • Entender o tempo de implantação de um software;
  • Integrar ele com seus sistemas;
  • Saber que ele sozinho, não irá resolver os seus problemas por completo;

Abaixo, vamos entender melhor sobre eles!

Resistência a mudanças

Implantar um software novo é sempre um desafio, afinal, uma das principais objeções que temos, são o das pessoas que são resistentes as mudanças. Sempre que implementamos algo novo, impacta na rotina das pessoas,  por isso, é possível entender essa resistência.

Uma das saídas que você, gestor, pode ter, é o de engajar o seu colaborador, mostrando os benefícios dessa mudança. Afinal, contar com um software de gestão de força de trabalho, te ajuda a criar novas premiações, baseadas em diversos fatores da produtividade, como aderência à escala, cumprimento de SLA, qualidade do suporte, etc. 

Logo, você consegue mostrar para ele que essa mudança possui sim diversos pontos positivos, facilitando sua adoção e retirando esse impedimento de seus colaboradores.

Entender o tempo de implantação de um software

O tempo de implantação de um software depende de diversos fatores. E, numa empresa, não é diferente. Afinal, caso seja um SaaS (Software as a Service), temos apenas que garantir uma internet de qualidade e que suporte a operação dele. 

Além disso, para conseguir implantar 100% um sistema, é necessário que todos os seus colaboradores passem pelo treinamento e tirem suas dúvidas, antes da operação migrar completamente. 

Afinal, a mudança só é realizada com segurança, quando temos a certeza de que nossos funcionários irão conseguir agilizar o seu dia a dia com ela, proporcionando a melhora desejada.

Por isso falamos que o tempo de implantação de um software é um dos desafios enfrentados pelos gestores. Tendo em vista que, para que essa mudança ocorra, diversos desafios de gestão, como o treinamento e adoção pelos colaboradores, são enfrentados.

Integrar ele com seus sistemas

Integrar o seu software de Workforce Management, com o seu sistema de RH, por exemplo, é fundamental para evitar retrabalho. Por isso, antes de contratar um sistema de força de trabalho, é fundamental ver se ele se integra com os sistemas que sua empresa utiliza.

Afinal, caso isso não aconteça, a sua adoção pode ser dificultada porque os colaboradores irão tentar evitar ao máximo retrabalho. Além disso, ter essa integração assegura que você tenha fluxos que possam ser automatizados e aperfeiçoados com mais segurança.

Por isso, antes de implementar o seu Software de Força de Trabalho, verifique se ele se integra com os sistemas que você utiliza. Isso irá evitar que você tenha dores de cabeça durante esse processo.

Saber que ele sozinho, não irá resolver os seus problemas por completo

É normal que a gente deposite nossas esperanças em um software, mas é sempre importante lembrar que ele sozinho não irá resolver seus problemas. Afinal, conforme falamos acima, ele necessita das pessoas e da adoção delas pelo sistema. 

Por isso, não deixe de investir em programas de treinamento que ensinem os seus colaboradores a utilizarem 100% do seu sistema de Workforce Management. Dessa forma, você garante que eles irão criar os melhores processos dentro da ferramenta, maximizando seus lucros.

Conclusão

É importante conhecer quais são os principais desafios encontrados ao implementar um software de workforce management, não é mesmo? Afinal, se você está em busca de implementar a força de trabalho em sua empresa, precisa conhecer todos os pormenores que envolvem essa mudança.

Isso faz com que você não seja pego de mudança e consiga, enquanto pondera qual é a melhor opção, já ir preparando seus colaboradores e gestores, para que a mudança seja positiva e sem traumas.