Você sabe o que significa o PMP e a importância desta sigla na sua carreira?

Afinal, o que é PMP?

Project Management Professional, em português, Gerente Profissional de Projetos – é o que significa a sigla PMP, que muitos conhecem mas não sabem o que, exatamente, que dizer. Esclarecida a questão nominal, vamos ao conceito.

PMP é um título de certificação na área de gerenciamento de projetos, concedido, desde 1984, pelo Project Management Institute (PMI) – uma das maiores associações para profissionais do campo. É garantido – ou, ao menos, assim deve ser – que o especialista que possui esse título tem, no mínimo, experiência profissional e acadêmica na área de gerenciamento de projetos, portanto, competência para conduzir e dirigir projetos e as equipes responsáveis por eles, bem como também foi aprovado no exame e aderiu ao Código de Conduta da profissão.

O profissional com este título foi aprovado no exame e aderiu ao Código de Conduta da profissão. Assim, é garantido – ou, ao menos, assim deve ser – que ele tem, no mínimo, experiência profissional e acadêmica na área de gerenciamento de projetos. Portanto, competência para conduzir e dirigir projetos e as equipes responsáveis por eles.

Mas quais são os requisitos da certificação PMP?

De acordo com o Portal do PMI, quem deseja a certificação de Gerente Profissional de Projetos, deve possuir:

  • Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente);
  • Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos;
  • Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos;
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Ou, então:

  • Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente);
  • Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos;
  • Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos;
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

O que é Kaizen e por que meu negócio precisa disso?

Qual a vantagem em tirar a certificação PMP?

Ter certificação PMP é essencial para quem deseja trabalhar na área de gestão de projeto, pois este título é reconhecido como o mais importante da área. Alguns empregadores dentro do mercado de trabalho, inclusive, já consideram o PMP como pré-requisito para preenchimento de certas vagas.

Com o mercado de trabalho saturado em alguns pontos, investir em qualificação profissional é o caminho mais acertado para quem não abre mão de consolidação e reconhecimento na carreira. Além disso, conhecer as melhores e mais práticas formas de se trabalhar também é importante.

Como tirar o melhor da gestão de projetos

Uma das formas de garantir a eficácia dos seus projetos é contar com profissionais que tenham a certificação PMP. 

O sucesso de um projeto passa também por usar as ferramentas mais aderentes a necessidade do seu negócio. O Acelerato é uma ferramenta de gestão de projetos ágeis completa e pensada na dores de diversos segmentos de mercados, de empresas de tecnologia à varejistas, passando por Escolas e Universidades, Escritórios contábeis e muito mais. Ela é 100% em português, o que facilita todo o trabalho e proporciona o controle e gerenciamento prático e eficiente de toda a equipe.