O que antes era visto como burocracia e perda de tempo, hoje é fundamental. É incontestável que sem um planejamento adequado e uma gestão competente, as possibilidades de um projeto atingir seus objetivos são mínimas. Em um cenário de mercado cada vez mais complexo, pode parecer difícil escolher o melhor método de gestão para seu projeto, no entanto é importante estar ciente que isso varia de acordo com a situação, e cada metodologia deve se adequar ao projeto proposto com o intuito de atingir o resultado esperado. As ferramentas são das mais diversas possíveis e embora eficientes, nenhuma delas realiza as tarefas sozinhas.

Portanto, é essencial sublinhar os valores que continuam sendo o guia para toda e qualquer ação na realização da gestão de um projeto que combina necessidade de mercado com eficiência, agilidade, eficácia, comunicação e produtividade.
Confira algumas dessas principais tendências para o futuro e entenda porque o ACELERATO pode fazer grande diferença no sucesso do seu projeto.

ESTRATÉGIA

Definir o escopo de seu projeto vai orientar na escolha do tempo, custo, conhecimento, comunicação, equipe, enfim, dos recursos necessários para atingir seus objetivos. Além disso, através da estratégia é possível prever os riscos aos quais ele estará submetido, possibilitando assim uma preparação para essas situações. A estratégia evita a armadilha da “tentativa e erro”, que será sanada pela competência técnica empregada na fase inicial, conferindo agilidade ao seu projeto. Pensando nisso o ACELERATO desenvolveu ferramentas que permitem a estruturação de seu projeto de maneira simples, possibilita a verificação das prioridades, mede a produtividade com precisão e acompanha a evolução em cada etapa da gestão do projeto. Com isso há uma efetiva otimização do tempo de gerenciamento proporcionando agilidade e eficiência no cumprimento de cada etapa.

METODOLOGIAS E MODELOS HÍBRIDOS

Embora não seja novidade, a tendência dos projetos é a adoção de metodologias híbridas, isso por que cada vez mais nos deparamos com a DIVERSIDADE de projetos e recursos metodológicos. Isso não significa fazer um mosaico de metodologias sem fundamento e sim, analisar cada projeto caso a caso, entender as exigências dos mesmos para atingir os resultados esperados e adotar procedimentos para seu efetivo sucesso.

Se a busca por modelos híbridos na Gestão de Projetos não é uma novidade, as novas ferramentas a fim de suprir as necessidades diversificadas do mercado, sim. Cada projeto é único e cada projeto tem suas especificidades. Copiar um modelo de projeto de outra empresa pode ser a sentença do fracasso e uma consequente frustração embora para a outra empresa a mesma metodologia tenha sido seu sucesso. É preciso buscar padrões sim, adotar modelos e ferramentas que ajudam a realizar seus objetivos, mas é fundamental entender o que serve e o que não serve para cada projeto. O gestor de projetos deve entender as ferramentas e recursos e saber selecionar seus modelos. É o projeto quem vai determinar essas exigências.

Na organização do Backlog de seus projetos o ACELERATO oferece listas de visualizações para controle de ações com opções para sublinhar as prioridades, estimativa e categorização de demandas, listas personalizadas e alertas referentes às atividades. O ACELERATO oferece ainda uma gama de recursos e está integrada a diversos aplicativos que podem ser uteis ao seu projeto. Suas funcionalidades incluem também possibilidade ilimitada de projetos 100% na nuvem. Todos esses recursos permitem ao usuário a amplitude de ferramentas de utilização bem como sua otimização de acordo com suas necessidades.

EQUIPE INTEGRADA

É vital assegurar que o conhecimento na gestão de um projeto seja criado, adquirido, capturado, compartilhado e utilizado por toda equipe. O gestor planeja todos os projetos da organização que andam paralelamente, mas nem sempre eles estão integrados e passam pelo conhecimento de toda equipe. Isso acarreta uma série ações desnecessárias que podem atravancar ou possibilitar a perda de tempo em ações já realizadas, por exemplo. Uma das principais tendências para os próximos anos é justamente a integração de todas as etapas e fases do projeto, e nesse aspecto o ACELERATO já está à frente. No ACELERATO as etapas e a equipe estão listadas e é possível visualizar o que esta sendo realizado em tempo imediato com todo o time. Para isso, o ACELERATO conta com Lista de Demandas, Kanban Virtual, Gestão de Envolvidos e Criação de Demandas.

Essa visão confere entendimento amplo do que está sendo feito a fim de alcançar o resultado efetivo bem como avaliar quais quer entraves a tempo de adaptar ou mudar o direcionamento conforme o caso.

ESQUEÇA O IMEDIATISMO

Antecipar ações que exigem planejamento e tempo de amadurecimento é um dos erros que mais contribuem para o fracasso de um projeto. Não se trata de procrastinação, mas de dedicação efetiva, emprego de energia e avaliação responsável na fase de construção da base de seu projeto. Inclusive, é importante estar apto a realizar mudanças caso o projeto exija isso, sempre alinhando às perspectivas do macro e micro no direcionamento de ações estratégicas.

Maturação é essencial para que os projetos atendam aos objetivos de mercado, atinjam resultados esperados e alcancem o sucesso do seu negócio. Para isso o ACELERATO está preparada para as demandas mais exigentes do mercado quanto às tendências em gestão. Inscreva-se e comece agora mesmo a conhecer os recursos que o ACELERATO preparou para a realização de seu projeto.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui