Gerenciar projetos é uma tarefa que pode ser complexa, principalmente se são trabalhos paralelos, e que envolvem mais de uma equipe. Por isso, é importante planejar minuciosamente e estabelecer metas realistas.
Confira a partir de agora outras 3 dicas de gerenciamento de projetos.
Invista na comunicação com a equipe
Como citado, um planejamento bem feito faz toda a diferença, e a definição de objetivos é um ponto-chave. Ao estabelecer metas, os gestores fornecem aos colaboradores objetivos e prazos claros.
O ideal é contar com a participação da equipe desde o início do planejamento, dando voz a todos os envolvidos e estimulando sinergia entre as diferentes áreas.
Fazer reuniões periódicas, avaliar problemas e debater soluções em equipe, de forma transparente e assertiva, traz benefícios para todos durante o projeto e estimula uma cultura de aprimoramento constante que beneficiará outras iniciativas.
Acompanhe detalhadamente cada projeto
Cada serviço tem características próprias. Com escopo variado, podem ter atividades simultâneas, envolver diferentes grupos de trabalho e prazos diversos. Por isso, é preciso estar atento a todas as minúcias de cada projeto.
Com esse acompanhamento próximo, fica mais viável manter o cronograma, sem prejudicar a qualidade, e antecipar possíveis problemas, estando mais preparado para adaptações necessárias à continuidade do trabalho.
Adote inovações tecnológicas
A tecnologia não para de avançar, e com ela surge uma série de ferramentas para auxiliar na produtividade e eficiência.
No caso do gerenciamento de projetos, um software é uma alternativa útil para ter maior controle dos processos. O Acelerato, por exemplo, foi criado para estimular a colaboração entre times e aumentar a produtividade.
A plataforma tem ferramentas integradas para simplificar cada aspecto da gestão de projetos. Confira algumas funcionalidades:
– Visão geral clara com dashboards intuitivos;
– Planejamento e rastreamento eficazes;
– Gerenciamento de prazos e marcos com facilidade;
– Colaboração e comunicação em tempo real:
– Integração com outras ferramentas e sistemas;
– Criação e configuração fáceis, com poucos cliques;
– Visualização completa da evolução dos projetos no quadro Kanban;
– Workflows ilimitados, com visualização em um único local;
– Relatórios personalizados;
– Acompanhamento do desempenho e da taxa de entrega das equipes;
– Monitoramento da evolução do projeto em gráficos Burndown ou Burnup.
Segurança e atendimento diferenciado
Além disso, as soluções oferecidas pelo Acelerato se destacam pela segurança de dados, com funcionalidades como criptografia, possibilidade de criação de papéis personalizados de agentes, inativação de usuários, autenticação remota e análise de logs.
Os clientes Acelerato recebem treinamento e acompanhamento online, para que as equipes façam o melhor uso da plataforma, com atendimento diferenciado para cada cliente, e consultores preparados para ajudar a criar um ambiente mais próximo de sua realidade.
Viu só como o Acelerato pode te ajudar? Agora que você acompanhou três dicas de gerenciamento de projetos, fica uma dica extra: a importância de reservar uma atenção especial ao final dos processos, recebendo e dando feedback para sua equipe. Assim, fica mais fácil atacar os gargalos e ficar mais bem preparado para os próximos projetos.
Conte com o Acelerato para o gerenciamento de projetos da sua empresa. Entre em contato com a gente!