Melhorar a gestão de projetos é uma tarefa que exige bastante comprometimento, exigindo ações que envolvem diferentes setores, profissionais e recursos das empresas. Confira agora 5 dicas:

1- Defina metas claras e realistas

Durante a etapa de planejamento, destaque os objetivos, os recursos necessários, mapeie riscos e defina profissionais envolvidos em cada tarefa. As metas escolhidas devem ser objetivas e mensuráveis, para manter o foco e motivação da equipe, além de possibilitar avaliação dos progressos. A participação do time desde o começo do processo é bem-vinda e ajuda na definição dos objetivos.

2- Acompanhe o projeto de perto

O gestor não pode simplesmente delegar tarefas e, no final, cobrar resultados de sua equipe. Ele precisa estar atento a tudo que ocorre durante os projetos, estando pronto para tomar decisões, corrigir erros, fazer adaptações e buscar alternativas quando considerar que o trabalho não rende o esperado. Ouvir os integrantes da equipe e estar aberto a sugestões auxilia a tornar os processos mais transparentes e eficientes.

3- Mantenha a equipe integrada e motivada

O trabalho em equipe é fundamental. Um profissional que atua em um ambiente colaborativo, em que todos têm voz, compartilham ideias e se incentivam, produz mais e melhor. Integrar todos os setores, por meio de uma comunicação eficaz, é um dos primeiros passos. É papel do gestor cobrar, incentivar e também elogiar e valorizar seu time quando ele responde com eficiência às demandas.

4- Analise os resultados

O projeto terminou, e agora? É hora de avaliar tudo o que foi feito, rever os erros e acertos, para poder aprimorar os processos e estratégias. Algumas empresas têm dificuldades nesse ponto, afinal, quando um projeto termina, outros ainda estão em andamento ou começam logo em seguida.

Mas a avaliação é importante, pois aponta se os progressos planejados foram obtidos, e ajuda a direcionar investimentos de recursos financeiros e humanos para que as metas sejam alcançadas.

5- Utilize o software Acelerato

Contar com uma ferramenta para ajudar na gestão de projetos faz toda a diferença! Segundo pesquisa do PMI (Project Management Institute), a utilização de um software moderno de gerenciamento de projetos pode aumentar a produtividade em até 50%, além de trazer economia de até 20% nos custos do projeto. 

O Acelerato oferece tudo que o gestor precisa: ele consegue monitorar as listas e criar demandas, além de incluir pessoas e atribuir impedimentos quando necessário.

O gestor também pode contar com relatórios com informações relevantes como tickets entregues por tipo, cumulative flow diagram e vazão média, que facilitam a tomada de decisão.

Outro benefício é a possibilidade de organização do backlog de projetos, por meio de controles de listas de visualização, categorização de demandas, estimativas e priorização.

Com esse sistema online de gestão de projetos, é possível gerenciar múltiplos projetos e equipes, priorizar demandas e saber exatamente o que cada colaborador está fazendo, com o benefício de poder personalizar cada projeto.

Assim, é possível definir metas claras, acompanhar todas as ações de perto, integrar a equipe e analisar em detalhes os resultados obtidos em cada projeto, melhorando a gestão.

Saiba mais em www.acelerato.com.br