Com a correria do dia a dia, muitas vezes temos que nos desdobrar para realizar tarefas ao mesmo tempo, e isso, é claro, se reflete em nosso ambiente de trabalho. Por isso, a maneira como lidamos com diversos projetos simultâneos deve ser a mais eficaz possível. É preciso um estudo e planejamento a curto e longo prazo para que esses projetos sejam projetos de sucesso.

Na área de Gerenciamento de Projetos, isso se traduz em múltiplos cronogramas, prazos, escopos, equipes e orçamentos.

Para conseguir gerenciar tanta coisa ao mesmo tempo, o primeiro passo é criar uma agenda para gerir seu tempo disponível da forma mais eficaz possível, priorizando os projetos mais importantes e otimizando o trabalho de cada equipe, buscando sempre evitar se perder tempo com qualquer função ou tarefa que agregue pouco valor ao empreendimento. Considere também criar planilhas e dividir seu dia em blocos de tempo para cada projeto.

A segunda dica é simples; não tenha vergonha de delegar tarefas. Muitas vezes um profissional que gerencia múltiplos projetos acaba não tendo tempo hábil para lidar com todos os pormenores de cada empreendimento, por isso é importante que certas tarefas sejam delegadas aos membros mais qualificados e produtivos de suas equipes. Dessa forma o gerente pode direcionar sua atenção às questões mais significativas de cada projeto. Considere nomear um líder para cada projeto, uma espécie de braço direito.

Outra questão importante é a questão da adaptação. Você estará lidando com diferentes projetos, clientes e equipes. Sendo assim, é crucial que você se adapte a cada situação e especificação que lhe for oferecida. Sua adaptabilidade será imprescindível para que você tenha êxito guiando cada equipe rumo ao sucesso.Estude os membros de sua equipe, as pessoas têm pontos fortes e pontos fracos. Procure potencializar os pontos fortes de cada um e minimizar os fracos. O sucesso do projeto não depende apenas de você, mas também da sua equipe. Você deve ser a engrenagem principal para que sua equipe funcione com eficiência máxima.

Conheça seus limites e saiba dizer não. Muitas vezes é difícil deixar um trabalho passar, mas se você está no seu limite, não aceite. Diga não. Caso contrário você estará trabalhando sob forte estresse e pressão e isso é uma receita para o desastre. Um projeto a mais pode ser a ruína de todos seus outros projetos, por isso conheça e estabeleça o seu limite e não o ultrapasse.

Por último, considere utilizar sistemas de gestão de projetos e ferramentas online como o Acelerato. Existem inúmeros softwares e sistemas de gestão que vão facilitar e muito a sua vida profissional. É uma forma eficaz de manter todos os seus projetos em um só lugar, facilitando a visão de cada etapa de seus empreendimentos.

A última, mas não menos importante dica, é, tenha um tempo para você. Não se esqueça de relaxar e aproveitar os momentos de folga. Dessa forma você estará renovado, afinal, a vida não é só trabalho.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui