A Gestão de Projetos é uma das etapas mais importantes dentro de uma empresa para fazer uma ideia dar certo.

Independente da área que será trabalhada, ela serve como um conjunto de práticas e competências que serão aplicadas para planejar, executar, monitorar e controlar um projeto.

Isso vai desde o escopo da proposta, até sua finalização e, para a área de Recursos Humanos, isso não é diferente.

Afinal, gerenciar recursos humanos de um projeto significa identificar papéis, analisar pontos fortes, habilidades, responsabilidades, hierarquia e todos se envolvendo simultaneamente.

Quando lidamos com pessoas, nós devemos considerar que são histórias de vida diferentes, bagagens emocionais trazidas de outros lugares, objetivos, medos, angústias, alegrias, objetivos etc.

Leve esses tópicos em consideração quando contratar alguém, por exemplo.

Identificar disponibilidade, experiências, níveis de habilidades, interesses profissionais, viabilidade entre empresa e funcionário é um papel extremamente importante de Recursos Humanos.

Sempre estando ciente de que pode haver mudanças de planos pré estabelecidos, como designar pessoas, escalas de horário, distribuição de responsabilidades.

Cabe ao gestor de RH estar por dentro da educação corporativa para ampliar o conhecimento técnico do profissional, sua autoconfiança, segurança e, consequentemente, sua motivação de continuar trabalhando no mesmo lugar.

Com uma boa gestão, o RH engaja pessoas, trazendo tanto a satisfação do colaborador quanto a de seu líder. Além de maximizar o foco, a colaboração da equipe e promover relações interpessoais.

Devemos nos lembrar sempre que, pessoas motivadas produzem melhor. Por isso, a estrutura organizacional na empresa deve sempre estar alinhada com as expectativas dos colaboradores. 

O capital humano é um dos maiores bens que a empresa pode possuir em qualquer área ou projeto. Um gestor bom é aquele que sabe administrar muito bem os recursos humanos que são oferecidos para trilhar o caminho do sucesso.

gestão de projetos em recursos humanos