Neste Papo Rápido do Acelerato, Sistema de Atendimento ao cliente e Gestão de Projetos, Larissa Ramos fala sobre KPI.

KPI é uma sigla que, em inglês, significa Key Performance Indicator. Traduzindo o KPI nada mais é que os Indicador-Chave de Desempenho.

Esses indicadores devem ser definidos por você, gestor do negócio, e vai te ajudar a acompanhar o progresso das suas operações. Com o KPI não é necessário entender (e fazer) inúmeros relatórios com dados quase ilegíveis. O KPI permite que você tenha foco nas metas estabelecidas.

O KPI também permite que seus colaboradores se sintam mais seguros em relação à expectativa da empresa. Quando se estabelecem indicadores de sucesso e esses são compartilhados com a equipe, a visão e a missão do seu negócio ficam mais claros para os seus colaboradores.

Um exemplo de KPI pode ser com relação a área de vendas, onde o KPI pode ser quantos clientes estão felizes com a sua solução e qual a porcentagem de retenção desses clientes. Também é possível um KPI ser mais específico: vamos supor que você tenha uma loja online, poderia ser a porcentagem de acessos da sua loja que de fato se tornam vendas.

Os KPIs permitem que você entenda e meça o desempenho e o sucesso do seu negócio. Portanto, os KPIs precisam ser relevantes ao seu objetivo.

Escolha um KPI que você possa medir. Não crie KPIs que as métricas sejam subjetivas. Você precisa ter dados e para isso precisa conseguir colher esses dados de forma simples.

Verifique qual a real importância desse indicador para o seu negócio. Você precisa de um KPI que mostre se a sua estratégia está dando certo ou não.

Seu indicador precisa te ajudar a fazer escolhas. Se você escolheu um KPI mas ele é só um número que não traz análises reais da sua empresa, talvez seja a hora de reavaliar e trocar esse indicador.

Você precisa medir um indicador com uma periodicidade que permita você avaliar sua empresa. Com dados periódicos é possível avaliar o quanto sua empresa obteve de sucesso ou não e com isso tomar decisões inteligentes.

Assista ao Vídeo. =D