Com o aumento da concorrência entre as empresas, cada vez mais você precisa se diferenciar do seu concorrente. E, uma das maneiras mais eficazes de você, fazer isso, é o de investir sempre para aumentar a qualidade do seu Atendimento. E, para isso, é cada vez mais necessário contarmos com dicas para esse desafio.

Por isso, visando te ajudar a se diferenciar do seu concorrente, fidelizando assim, o seu consumidor, criamos esse artigo. Nele, te damos 6 Dicas para você aumentar a Qualidade do seu Atendimento. Confira!

6 Dicas para Aumentar a Qualidade do se Atendimento

Como falamos acima, oferecer um atendimento de qualidade é um diferencial na hora de conquistar o seu consumidor. E quem nos mostra isso é a pesquisa “State of global customer service report – 2020“, realizada pela Microsoft, no Brasil, 83% dos consumidores acreditam que o atendimento ao cliente é muito importante para que a marca tenha a sua fidelidade

Além disso, 75% afirmaram que já deixaram de realizar um negócio com alguma marca devido a uma experiência ruim de atendimento. E ,de acordo com a pesquisa, 85% dos consumidores também possuem uma expectativa maior de receber um atendimento excelente em comparação ao ano anterior.

Por isso, torna-se necessário saber como se diferenciar do seu consumidor, quanto antes! E, as 6 dicas que trouxemos para você aumentar a qualidade do seu atendimento, são:

  • Tenha um padrão de comunicação;
  • Defina quais são os principais KPIs de atendimento para monitorar;
  • Realize o Mapeamento da Jornada do seu Cliente;
  • Tenha empatia no seu atendimento;
  • Invista em Team Building;
  • Capacite sua equipe continuamente;

Abaixo, vamos entender melhor as nossas dicas!

Tenha um padrão de comunicação

Ter um padrão de comunicação é importantíssimo, afinal, se ao mudar de um atendente para outro, o seu cliente sente que está sendo atendido por outra empresa, a visão de qualidade dele, para o seu atendimento, será negativa. 

Além disso, se ele precisa repetir em toda mudança de atendimento, o seu problema e o que ele quer solucionar, isso gera uma experiência negativa para ele, que com certeza não irá recomendar a sua empresa para seus amigos e familiares.

Por isso, alinhe com a sua equipe a comunicação e a maneira de atender da sua empresa. Isso com certeza irá fazer o seu cliente perceber a qualidade do suporte recebido. 

Mas, lembre-se que esse processo é demorado, afinal, criar um padrão de comunicação é algo que demanda tempo. Por isso, quanto antes você se preparar para as datas comemorativas, melhor!

Defina quais são os principais KPIs de atendimento para monitorar

Realizar o monitoramento constante dos KPIs de seu atendimento é fundamental para saber como melhorar a performance de seu help desk. 

Afinal, eles são os indicadores de desempenho que nos mostram se a qualidade do atendimento e a performance de seus atendentes corresponde com o estabelecido. 

Os principais KPIs de atendimento que destacamos, são:

  • Tempo de Atendimento médio;
  • Índice de First Call Resolution;
  • Média do SLA;
  • NPS Médio;
  • Taxa de Abandono;
  • Índice de treinamento dos colaboradores.

Esses são os principais KPIs que destacamos quando falamos sobre medir a qualidade do atendimento e o desempenho de nossos atendentes. Porém, vale destacar que esses índices que destacamos só serão efetivos se estiverem alinhados com o que você espera do seu atendimento. Afinal, cada empresa possui a sua realidade.

Realize o Mapeamento da Jornada do seu Cliente

Realizar o mapeamento da jornada do cliente influencia de maneira positiva quando falamos da qualidade do seu atendimento. Afinal, como mostramos acima, os esforços continuam, mesmo após sua aquisição. E é nesse ponto que entra a influência em seu canal de atendimento.

Por isso, separamos alguns benefícios da jornada do cliente para o seu atendimento. Eles são:

  • Maior pró-atividade da sua equipe:
  • Maior capacitação de sua equipe de atendimento;
  • Criação de uma área de Customer Success;
  • Incentivo ao feedback constante;

É importante notar a relação entre mapear a jornada do cliente e os benefícios que isso traz para o seu atendimento. Afinal, dessa forma conseguimos aumentar a sensação de valor, fidelizar o cliente e até mesmo aumentar o seu ticket médio em nossa empresa!

Estratégias como essa, só beneficiam nossa empresa. Além disso, fazer com que o cliente esteja sempre no centro de sua operação é um dos grandes transformadores de seu perfil, que podem tornar-se advogados de nossa marca, além de sempre recomendarem para seus amigos e conhecidos.

E, para saber mais sobre os benefícios da Jornada do Cliente no seu atendimento, baixe gratuitamente o nosso e-book sobre o assunto aqui!

Tenha empatia no seu atendimento

Entrar em contato com uma empresa e ver que o atendente teve a empatia de se colocar no seu lugar ao enxergar o seu problema, faz toda a diferença, não é?

Por isso a importância de ser sempre empático no atendimento. Para que isso ocorra, é necessário sempre escutar com atenção o que seu consumidor está relatando, respeitando seu tempo de fala, ouvindo ele, para só então, propor as melhores soluções para seu problema. 

Apesar disso parecer algo pequeno, são atitudes como essa, que contribuem para o encantamento do cliente.

Por isso, para entender mais sobre como você pode oferecer um atendimento empático e que seja cada vez mais humanizado, confira o texto que fizemos sobre a Humanização do Atendimento.

Invista em Team Building

Quando falamos sobre team building, logo vem a nossa mente a tradução “construção de equipes”. Porém, ele não é focado no treinamento teórico, a fim de melhorar as habilidades técnicas dos seus colaboradores.

Esse tipo de treinamento é focado em fortalecer os laços afetivos dos funcionários. Além disso, ele possibilita a criação de amizades entre os participantes, agregando cada vez mais valor para a empresa. Afirmamos isso, porque colaboradores engajados e com uma relação mais profunda, possuem maior senso de comunidade. 

Logo, se alguém do time está com alguma dificuldade, todos irão trabalhar para ajudar essa pessoa a chegar no mesmo patamar do restante. E, isso melhora e muito a forma como o seu cliente é atendido. 

Isso acontece porque uma vez que nossos funcionários estão mais felizes, eles atendem melhor o nosso cliente, conseguindo colocar em prãtica o atendimento empático e a escuta ativa.

Com esse espírito de cooperação implantado na empresa, os clientes com certeza terão uma experiência melhor em seu ambiente. Afinal, é perceptível quando uma equipe é unida e trabalha feliz.

Por isso que, quando essa experiência é boa, a facilidade de se fidelizar o cliente é muito grande. Isso facilita e muito o trabalho do seu Customer Success.

Capacite sua equipe continuamente

Nossa última dica, é uma ótima maneira de se reter os clientes: contar com uma equipe bem treinada e especializada para realizar o atendimento. Por isso, uma das suas preocupações como gestor, deve ser a de capacitar continuamente seus colaboradores.

Afinal, uma equipe que está em constante desenvolvimento e antenada, consegue propor as melhores soluções para os problemas apresentados pelos clientes. 

Além disso, quando o colaborador percebe que a empresa investe para que ele adquira mais conhecimento e seja um profissional melhor, consequentemente ele é mais feliz e engajado em seu trabalho, resultando em  um atendimento melhor e mais humanizado.

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer nossas dicas para te ajudar a aumentar a qualidade do seu atendimento? É importante notar como elas se complementam, criando uma central de help desk que seria o ideal para todos os clientes.

Por isso, para que seu atendimento seja ainda mais eficaz, que tal aliar as nossas dicas a um Software de Atendimento ao Cliente na nuvem, como o Acelerato? Afinal, com o Acelerato você consegue controlar seu atendimento ao cliente, gerir seus tickets da melhor maneira, além de delegar as tarefas para os colaboradores mais eficientes e, conseguir implementar um atendimento omnichannel.

Por isso, contar com um sistema que complemente nossas dicas, é o ideal para o seu atendimento! Caso tenha se interessado pelo Acelerato, clique aqui e teste durante 15 dias o nosso sistema!