Cada vez mais vêm tornando-se importante investir na capacitação dos seus colaboradores. Afinal, isso é algo que os auxilia a produzir cada vez mais e com uma qualidade maior. E, um dos grandes aliados das empresas nesse desafio, com certeza é a Educação Corporativa.

E ela vem se tornando um diferencial na hora de atrair os melhores talentos. Afinal, os colaboradores buscam sempre evoluir suas habilidades, o que proporciona melhores salários para eles e, entregas melhores para as empresas.

Por isso, para você que ainda não sabe a importância da educação corporativa nas empresas, criamos esse artigo. Nele, te mostramos o que é a Educação Corporativa, sua importância para os colaboradores e, como adaptar ela para o trabalho remoto de maneira eficiente. Confira!

Vamos entender o que é a Educação Corporativa!

A Educação Corporativa, ou empresarial, como o próprio nome nos diz, é todo o esforço que uma empresa faz, para desenvolver seus colaboradores internamente. Mas nem só para desenvolver eles é que existe a Educação Corporativa. 

Afinal, se uma empresa de help desk, por exemplo, promove um treinamento com as práticas adotadas por ela, para atender o seu cliente, isso também se enquadra no conceito de educação corporativa. 

Por isso, podemos dizer que a educação corporativa, é importante porque ela reconhece que todos os colaboradores possuem maneiras de crescer na organização, auxiliando-os a trabalhar de maneira mais eficiente no seu dia a dia. 

Além disso, com uma rotina de melhora constante no seu ritmo de trabalho, seus colaboradores ficam mais felizes e motivados, por verem que a empresa se preocupa com seu crescimento, sendo essa, uma coisa importante para aumentar seu rendimento.

E isso quem nos diz, é uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, que conseguiu nos mostrar que um colaborador feliz, é 31% mais produtivo e três vezes mais criativo!

Agora, vamos entender quais são os princípios da Educação Corporativa!

Benefícios da Educação Corporativa para sua empresa!

Como falamos acima, a Educação Corporativa é uma grande forma da empresa de melhorar seus talentos e de aumentar a retenção dos colaboradores.  Por isso, para te ajudar a entender a importância de ter uma cultura de educação corporativa, vamos conhecer os benefícios dela para sua empresa. Eles são:

  • Maior retenção dos talentos;
  • Aumento da Produtividade;
  • Colaboradores mais inovadores;
  • Criação de novos líderes;

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses benefícios!

Maior retenção dos talentos

Se nós falamos acima que a Educação Corporativa auxilia seus colaboradores a ficarem felizes no seu emprego, a relação que podemos fazer é que ela auxilia as empresas a reter talentos.

Afinal, trabalhar em uma empresa que investe em aumentar sua capacidade de trabalho, ajuda o seu colaborador a melhorar o seu valor como profissional.

Sabemos que no Brasil, a capacitação é algo custoso e que nem sempre seus colaboradores conseguem realizar esse investimento. Por isso, ter uma cultura de educação corporativa, é algo que, para o seu funcionário, significa um aumento de sua confiança e maior satisfação profissional, se traduzindo em uma maior retenção dele em sua empresa. 

Aumento da Produtividade

Contar com uma cultura de educação corporativa auxilia, e muito, no aumento da produtividade. Afinal, como vimos acima, os colaboradores mais felizes são até 31% mais produtivos!

E isso reflete diretamente na qualidade do atendimento que o seu cliente recebe. Afinal, se seu colaborador está feliz, ele irá sempre buscar resolver os problemas da melhor maneira possível, garantindo a felicidade do seu consumidor também.

Além disso, um colaborador que recebe o treinamento adequado, sabe como fazer seu trabalho, evitando retrabalhos e também, errando menos, aumentando assim, sua produtividade.

Colaboradores mais inovadores

Quem não quer contar com colaboradores mais inovadores, não é mesmo? E, quando investimos em educação corporativa, uma contrapartida que temos, é a de contar com uma equipe que não tem medo de inovar e errar, pois, sabe que possui a confiança de poder aprender com seus erros. 

Dessa forma, nossos colaboradores se tornam mais inovadores e contam com o aprendizado constante que a experimentação nos proporciona. Além disso, seus funcionários certamente vão querer incluir em prática, o que aprenderam durante os treinamentos.

Isso possibilita que eles deem feedback das aulas depois, informando o que funciona e não funciona, melhorando cada vez mais a sua base de conhecimento.

Criação de novos líderes

Outro benefício da Educação Corporativa, é a possibilidade de criar líderes na organização. Afinal, ser líder vai muito além de saber como comandar seus colaboradores. Um líder precisa saber extrair o melhor de cada um.

E, com um treinamento constante, seus líderes evoluem cada vez mais, visando sempre aumentar a união das equipes, seu rendimento e a qualidade dos projetos entregues. 

Quando falamos em liderança, é importante analisar que algumas pessoas possuem maiores habilidades em relação a outras. A boa notícia é que é perfeitamente possível aprender como ser um líder.

Afinal, com o passar dos anos, você consegue aprimorar a sua tomada de decisão e gestão de pessoas, algo que certamente fazem a diferença para os líderes. Por isso, não deixe de ter uma base de conhecimento específica sobre liderança. 

Afinal, é com ela que você consegue manter seus líderes atualizados e também, treinar seus futuros líderes, que vão sendo identificados e lapidados gradualmente.

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer mais sobre a Educação Corporativa e como ela impacta a qualidade das entregas dos seus projetos e do seu atendimento? 

Vale lembrar sempre, que ela é uma ferramenta ótima que você possui para fidelizar colaboradores e colaborar com a evolução deles também. 

E, caso você ainda não tenha uma base de conhecimento, que proporcione os benefícios que listamos nesse artigo para  seu colaborador, que tal você conhecer o Acelerato? Com ele, você consegue controlar seu atendimento ao cliente, gerir da melhor maneira seus projetos e também, implementar a sua base de conhecimento, que é nativa de nossa ferramenta. Caso tenha se interessado pelo Acelerato, clique aqui e teste durante 15 dias o nosso sistema!