A importância do Centro de Serviços Compartilhados para melhorar o atendimento ao cliente

Ter maior agilidade nos processos que podem ser padronizados é algo que está sempre norteando os setores das maiores empresas do mundo. Afinal, é preciso ganhar tempo com as pequenas atividades para que os esforços realmente lucrativos possam receber maior atenção.

Os Centros de Serviços Compartilhados (CSC) vêm sendo cada vez mais adotados por grandes empresas e têm se mostrado muito mais eficientes para o atendimento interno.

Segundo a Revista Fortune, os Centro de Serviços Compartilhados são utilizados em 90% das 100 maiores empresas do mundo, o que vem chamando cada a atenção de administradores que buscam meios mais eficientes para padronizar atividades rotineiras.

Sua utilização no Brasil começou na década de 1990, no entanto, a demanda pelas CSC aumentou ainda mais em 2008, quando o país passou por uma grande crise e as empresas precisaram buscar soluções que garantiam a alta competitividade junto aos concorrentes.

Atualmente, são mais de 200 companhias que optam pelo Centro de Serviços Compartilhados para otimizar seus processos, sendo a maior parte presente na região sudeste.

Para saber ainda mais sobre este excelente recurso que, certamente, trará maior eficiência aos departamentos de sua empresa, siga conosco e confira as informações abaixo:

O que são os Centros de Serviços Compartilhados?

Os CSC são estruturas de centralização das informações que têm, como principal objetivo, garantir agilidade em processos que podem ser padronizados. Este centro de informações integra o atendimento e a comunicação entre diversos setores, como RH, financeiro, TI, logística e contabilidade, proporcionando assim, maior agilidade e ganho de tempo.

Com a implementação do Centro de Serviços Compartilhados, é possível melhorar a qualidade na prestação de serviços, ganhar ótimos níveis de produtividade nos processos padronizados, reduzir custos e direcionar maior tempo e esforço para as atividades mais lucrativas da empresa.

A principal ideia é fazer com que diferentes departamentos possam utilizar esta plataforma para que resolvam rapidamente soluções que demandam atenção de diferentes setores, algo que é especialmente benéfico quando os departamentos não estão no mesmo espaço físico.

As principais atividades que podem ser centralizadas em um CSC são aquelas que não são o Core Business da empresa, mas que, de alguma maneira, têm grande impacto nos resultados.

Além disto, o CSC cria uma cultura forte de qualidade do atendimento, trazendo soluções com indicadores de performance que fazem este controle. Desta maneira, há garantia de que a produtividade com tais atividades seja sempre alta, o que resulta na redução de custos para a empresa.

Quais as vantagens deste tipo de atendimento?

Redução de custos: Este é um dos principais benefícios percebidos em curto prazo. A centralização dos processos, trará a otimização nos processos e atividades que poderão ser sempre acompanhadas com o uso dos indicadores implementados.

Qualidade no serviço:
A melhoria na qualidade do serviço oferecido também é percebida imediatamente. Para isto, são utilizadas pesquisas de satisfação junto aos clientes, fazendo com que as operações sejam cada vez mais aprimoradas. Além disto, os feedbacks gerados por meio dos indicadores chegam ao conhecimento dos colaboradores, sendo considerados por estes como uma fonte de geração de valor.

Produtividade: A adoção de atividades padronizadas com o uso do Centro de Compartilhamento de Soluções permite que ocorra previsibilidade nos resultados, o que irá colaborar diretamente na redução de erros e, com isto, maior nível de produtividade para todos os setores envolvidos.

Comunicação: O CSC garante que todos os departamentos envolvidos tenham maior sinergia na troca de informações. Com isto, há ganho de tempo e facilidade em pequenas questões que envolvem o dia a dia.

Crescimento da empresa: Ao padronizar as atividades rotineiras que envolvem diversos setores, os departamentos de negócios poderão concentrar maior atenção no core business, ou seja, nas principais atividades que gerem lucro, resultando no crescimento da mesma.

Como o Centro de Soluções Compartilhadas pode auxiliar no atendimento ao cliente

O CSC conta com modelos de trabalho especialmente focados no atendimento. Estes modelos são especialmente focados para melhorar a eficiência nas operações que envolvem esta rotina. Há divisão em três níveis principais, que são:

• Nível Zero: Autoatendimento

• Primeiro Nível: Central de atendimento

• Segundo Nível: Produção contínua

No Nível Zero, as principais dúvidas dos clientes são respondidas em um canal virtual. As principais questões atendidas neste canal são relacionadas sobre dúvidas envolvendo os serviços oferecidos pelo CSC.

As dúvidas que não forem solucionadas podem ser encaminhadas para o Primeiro Nível, onde colaboradores estão de plantão para atender as principais necessidades.

No Segundo Nível de atendimento, além da resolução de questões práticas dos clientes, há o processo das demandas, algo responsável por fazer com que o fluxo de atividades entre os setores seja sempre contínuo.

As soluções de atendimento online fazem toda a diferença nos resultados

Com todas estas soluções, o CSC é perfeito para evitar morosidade nos processos rotineiros de atendimento.
O Acelerato oferece um sistema de atendimento online que integra diferentes setores em apenas um local.

A agilidade proporcionada por nossa ferramenta garante suporte completo para que os indicadores de atendimento estejam sempre nos níveis mais altos. E com isto, em pouco tempo, sua empresa notará os excelentes resultados.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-