Com a experiência de compra sendo um aspecto cada vez mais relevante, aumenta também a importância do atendimento pós-venda, já que esse é um dos fatores cruciais para gerar engajamento e aumentar a fidelização, pois interações eficientes e pontuais após a efetivação da compra são determinantes para ganhar a confiança do público.

Contudo, ainda são poucas as empresas que fazem essa comunicação pós-venda de maneira correta, já que o foco, na maioria dos casos, está no intuito de convencer o cliente a adquirir um produto. Desse modo, quando acontece algum imprevisto, as empresas acabam agindo de maneira equivocada e até mesmo aumentando o problema.

O que realmente falta na maioria dos empreendedores é a compreensão de que não existe nenhuma estratégia publicitária mais eficiente do que entregar aquilo que foi oferecido e tentar manter uma relação próxima com os consumidores mesmo depois do processo de compra. Isso porque esses dois aspectos são cruciais para que o público fique realmente satisfeito com o que obteve, tanto em relação ao produto como em referência a forma como as interações foram feitas, inclusive aquelas ocorridas depois da conclusão da compra.

Todavia, é fundamental que as empresas fiquem atentas a alguns fatores que podem ser determinantes para que os problemas do pós-venda sejam solucionados da melhor forma possível.

 

Viabilizar interações rápidas e com riqueza de detalhes

A rapidez no momento de responder aos chamados dos clientes é fundamental para qualquer empresa, pois quando isso não acontece, a insatisfação tende a aumentar substancialmente. Além disso, é essencial contar com uma equipe de atendentes que seja capaz de responder com riqueza de detalhes a todas as perguntas feitas, já que isso evita que qualquer dúvida fique sem resposta e gere um novo chamado.

 

Agilidade na solução do Problema

Quando o chamado acontece devido especificamente a um problema referente a uma compra, sua solução deve acontecer da maneira mais ágil possível. Para isso, além de observar os dois pontos supracitados, a equipe de atendimento deve tratar a situação com a maior agilidade possível. Isso inclui, além do tratamento com extrema cordialidade, oferecer mais de uma solução e deixar o cliente à vontade para fazer suas ponderações, mostrando que ele é relevante para a empresa.

Manter a comunicação mesmo após a solução do Problema

Após a solução do problema, que deve acontecer exatamente da maneira como foi prometido, é crucial que a empresa continue interagindo com o cliente, já que isso mostrará que a organização está preocupada com a satisfação de seus consumidores. Quando isso acontece, mesmo que o transtorno inicial tenha sido inevitável, o cliente fica com uma boa impressão e passa a ter a certeza de que está lidando com uma empresa séria, o que é determinante para gerar engajamento e fidelização.

 

Conhecer amplamente todos os Clientes

Independentemente de qual tenha sido o problema, um dos aspectos mais relevantes para que uma boa solução seja viabilizada rapidamente é o conhecimento que a empresa tem sobre o consumidor. Destarte, é fundamental que a organização tenha ferramentas que sejam capazes de disponibilizar de maneira ágil todos os dados referentes a cada cliente.

 

Por isso que é sempre importante contar com a ajuda de sistemas on-line como o Acelerato, que além de viabilizar comunicações eficientes a qualquer hora e a partir de qualquer lugar, também permite, através da criação de bancos de dados e relatórios rápidos, que as empresas conheçam de maneira abrangente todos os seus clientes, algo que é determinante para agilizar qualquer tipo de interação.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui