Em tempos de distanciamento do seu consumidor, é necessário inovar para fortalecer o seu relacionamento com o cliente. 

Afinal, já vimos aqui a importância de se investir em sua experiência dentro de sua companhia, sendo essa uma das grandes maneiras de se fidelizar ele com a sua solução. 

Por isso que, torna-se cada vez mais importante, fortalecer o seu relacionamento com o cliente. E, para te ajudar com esse desafio, criamos as 4 dicas a seguir. Confira!

4 Dicas para você fortalecer o seu relacionamento com o cliente

Como falamos acima, fortalecer o seu relacionamento com o cliente é importante para que você consiga fidelizar ele de vez em sua empresa. Porém, sabemos como as mudanças ocorrem sempre de maneira muito rápida e, é por isso que trouxemos as 4 dicas abaixo. Elas são

  • Ofereça opções de autoatendimento;
  • Pratique o atendimento Humanizado;
  • Tenha um suporte Omnichannel;
  • Treine bem os seus colaboradores;

Agora, vamos entender melhor cada uma dessas dicas!

Ofereça opções de autoatendimento

Uma boa definição para o autoatendimento, é quando falamos que ele é todo o tipo de interação entre cliente e empresa que não depende da intervenção humana.

E quando falamos sobre ele, não estamos falando apenas dos chatbots. Outros exemplos que conseguimos listar, são as URAs, os tótens de atendimento em lojas, o FAQ, o SMS, entre outros.

Como vimos, esse tipo de atendimento já é bem presente em nossas vidas. Afinal, já é “normal” entrar em contato com uma empresa através de uma rede social e ser respondido por um chatbot. Ou então realizar uma ligação para a central de atendimento e ter o pré-atendimento realizado por uma URA.

Alguns exemplos em que o uso do atendimento automatizado é efetivo, são:

  • SAC;
  • Coleta de Leads;
  • Solicitação de rastreamento de demanda;
  • Registro de reclamações;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Criação de cadastros;
  • Entre outras.

Além disso, o autoatendimento oferece diversos benefícios para o seu cliente, como um tempo de espera quase nulo; um registro das conversas; atendimento sempre disponível para os clientes; aumento na satisfação deles com a sua empresa, entre outros.

Por isso que, para fortalecer o seu relacionamento com o cliente, invista no autoatendimento. Isso com certeza fará a diferença para o seu consumidor, que sentirá que sempre irá conseguir sanar as dúvidas que ele venha a ter.

Pratique o atendimento Humanizado

Basicamente, o atendimento humanizado é toda a experiência que o cliente tem quando ele entra em contato com algum atendente, seja por telefone, e-mail ou chat.

Apesar de oferecermos diversos meios de atendimento ao cliente, como os chatbots ou as famosas URAs, existem situações em que esse atendimento automatizado não consegue resolver o problema do consumidor.

Nesses casos, entra em cena a figura do atendente. Ele deve sempre prezar pela qualidade do atendimento, superando as expectativas do cliente. Pontos como empatia, simpatia e cordialidade são importantíssimos durante o atendimento. Dessa forma, o cliente consegue perceber o cuidado com seu problema e sente que ele será resolvido da melhor maneira. 

É esse sentimento que faz com que o cliente sinta-se novamente encantado. Portanto, isso ajuda com as indicações para sua empresa para seus amigos e conhecidos.

Quando o cliente entra em contato com sua empresa, ele espera algumas ações. Que são:

  • Ter um atendimento personalizado;
  • Ter empatia com o seu problema;
  • Proatividade;
  • Uma área para feedbacks;

Por isso que, utilizar o atendimento humanizado é uma das maneiras de fortalecer o seu relacionamento com seus clientes.

Tenha um suporte Omnichannel

Uma coisa que incomoda seu cliente durante um atendimento de help desk, é ter que contar diversas vezes o seu problema. Isso faz com que ele fique de “saco cheio” de falar sempre a mesma coisa e deseje que sua experiência acabe logo. 

Por isso a importância de ter um atendimento omnichannel. Afinal, ele permite que o seu cliente não sinta diferença quando muda de um canal para o outro. 

Isso permite que você tenha maior agilidade e gere uma ótima experiência de atendimento para o seu cliente.

Treine bem os seus colaboradores

Uma das principais partes de criar uma experiência incrível para ajudar na retenção de seu cliente, é através do treinamento dos colaboradores.

Afinal, quando seu funcionário entendeu a cultura da empresa e está motivado a entregar sempre o melhor, ele terá ideias que fogem do trivial, apenas para atender as demandas que surgiram.

Além disso, investindo no desenvolvimento e treinamento deles cria a possibilidade de que eles melhorem cada vez mais como pessoa e profissional. Isso possibilita que você consiga promover e engajar cada vez mais o seu colaborador, que, consequentemente, trabalhará mais feliz.

E, sabemos que esse é um ponto muito importante, tendo em vista que, de acordo com o estudo realizado pela Universidade da Califórnia, colaboradores felizes são, em média, 31% mais produtivos. 

Por isso, ter uma cultura de investir no treinamento e desenvolvimento do seu funcionário, acaba sendo positivo para todas as partes!

Conclusão

Viu como, apesar de todas as mudanças que ocorrem nos serviços de atendimento ao cliente, algumas dicas são primordiais para que você consiga ficar mais próximo dele, fortalecendo o seu relacionamento?

Além disso, é sempre importante que você trabalhe com as melhores ferramentas para auxiliar você nesse desafio. Por isso, que tal você conhecer o Acelerato? Ele é um Sistema Online de Gestão de Chamados e Projetos, criado pensando nas necessidades das empresas de proporcionar um atendimento mais humanizado e eficiente para seus clientes.

Ele com certeza irá te ajudar a ficar mais próximo do seu consumidor. Clique aqui e teste grátis por 15 dias a nossa ferramenta. Você não irá se arrepender!