Basicamente, a Gestão de Projetos é uma ferramenta que nos ajuda a tirar nossos projetos do papel. Afinal, os projetos geralmente são uma tarefa complexa e que é envolta em vários processos, dependendo da alocação correta dos recursos, para ser finalizada.

Porém, não são todas as empresas que possuem uma Gestão de Projetos e, é por isso que escrevemos esse texto. Nele, mostramos para você como ela é importante para a sua companhia e também, 5 benefícios da Gestão de Projetos para a sua empresa. Confira!

Antes, vamos entender o que é a Gestão de Projetos!

Conforme falamos acima, a Gestão de Projetos é a ferramenta que nos ajuda a tirar do papel de maneira mais fácil, nossos projetos.

Precisamos ter sempre em mente que, gerenciar um projeto é desenvolver ações assertivas para atingir com qualidade o objetivo de seu projeto. E, é necessário sempre garantir o atendimento nos prazos (cronograma) e custos (orçamento). 

Afinal, quanto maior for a sua taxa de acerto em prazo e custo, mais competitivo e rentável será o seu negócio. Logo, você, como Gerente de Projetos, se torna cada vez mais importante para a sua empresa.

Como vimos, um projeto é uma tarefa complexa e que envolve vários processos para chegar à sua fase final. E, para te ajudar a entender melhor ainda os benefícios da Gestão de Projetos para a sua empresa, confira abaixo, os 5 principais que elencamos!

5 Benefícios da Gestão de Projetos para a sua empresa!

Como vimos acima, gerenciar de maneira efetiva nossos projetos, é uma forma de aumentar a nossa competitividade no mercado, uma vez que conseguimos ter uma previsibilidade de nossos custos. Por isso que, para você entender melhor ainda os benefícios da Gestão de Projetos para a sua empresa, separamos os 5 benefícios abaixo:

  • Ter um melhor controle dos processos;
  • Cumprir seu cronograma;
  • Diminuir os riscos;
  • Ter agilidade na tomada de decisões;
  • Satisfazer o seu cliente;

Vamos entender melhor sobre eles, abaixo!

Ter um melhor controle dos processos

Realizar o acompanhamento dos processos de um projeto é algo complexo. Para otimizar isso, a gestão de projetos centraliza todas as informações relacionadas ao projeto. 

Logo, para te auxiliar nessa tarefa, é importante que você conte com um software que te mostre todas essas informações de maneira clara e em uma única página. Isso facilita a sua tomada de decisão e também, permite que você, gerente de projetos, tenha uma visão geral do projeto.

E, isso é fundamental para te ajudar a alcançar a excelência na sua entrega. Dessa forma, é possível priorizar as demandas e saber exatamente o que cada membro da sua equipe está fazendo. O seu time poderá ter controle total sobre o fluxo das tarefas de seu projeto, desde o contato com o cliente até a última release.

Cumprir seu cronograma

Como sabemos, o cumprimento do cronograma não é algo que depende apenas da equipe que está realizando o trabalho. Imprevistos acontecem e cabe ao gerente de projetos realizar sempre o acompanhamento das informações disponíveis. Dessa forma, é possível minimizar os atrasos e, negociar com antecedência o prazo com o cliente.

Além disso, é necessário que você, como gerente de projetos, estabeleça prazos que sejam realistas. Afinal, não adianta de nada você prometer entregar um novo produto em 10 dias, se o prazo real seria de dois meses, não é mesmo?

E, para facilitar a tarefa do seu gerente de projetos, contar com um software de gestão de projetos, como o Acelerato, é essencial. Afinal, ele permite que você consiga visualizar o projeto em sua totalidade e também tenha uma visão melhor de cada etapa do projeto.

Diminuir os riscos

Um bom gestor de projetos é o responsável por separar e coletar a maior quantidade de informações sobre o projeto. Dessa forma, torna-se cada vez mais fácil antecipar os riscos e criar alguma solução preventiva. 

Afinal, o gestor precisa ter uma visão holística sobre cada etapa dos processos que lidera, pois, com isso saberá reconhecer quando algo precisa ser modificado. 

Essa tarefa de observação poderá até mesmo ser realizada em etapas para que não se torne algo muito exaustivo, mas não deve nunca ser deixada de lado. Dessa forma, alguns riscos serão evitados, ao passo que os pontos positivos de determinado trabalho poderão ser potencializados.

Isso faz com que isso não se torne um problema real, evitando dores de cabeça desnecessárias.

Ter agilidade na tomada de decisões

Como a gestão do projeto levanta todas as informações dele, antecipando erros que podem ocorrer, um dos benefícios que ela oferece, é a tomada de decisões mais rápida. Afinal, com todas essas informações mapeadas, fica cada vez mais fácil pensar em alguma solução para algum problema que possa vir a ocorrer. 

E, isso é importante para que você consiga, por exemplo, negociar melhores prazos para a entrega do projeto e, até mesmo veja se a sua equipe não está sendo sobrecarregada. Isso faz toda a diferença para a sua empresa, que certamente terá colaboradores que gostem de trabalhar nela.

Satisfazer o seu cliente

Todos os benefícios que citamos acima são importantes, mas o último, pode vir a ser um dos seus diferenciais: a plena satisfação do seu cliente! 

Afinal, nada melhor para satisfazer o seu cliente, do que realizar suas entregas no prazo e com qualidade. 

Basicamente, é isso que garante que o seu cliente ficará satisfeito e recomende seus serviços para conhecidos, gerando mais negócios para você.

Por isso, é de suma importância que você invista em um sistema de projetos que permita que o seu gerente trabalhe com qualidade e consiga antecipar todos os problemas que você pode vir a ter. 

Conclusão

Espero que tenha ficado clara a importância da Gestão de Projetos para a sua empresa e como ela pode te oferecer diversos benefícios. 

Além disso, é importante que você, como gerente de projetos, conheça também como gerenciar melhor o seu tempo e o da sua equipe. Caso você queira saber mais sobre o tema, clique aqui e conheça as melhores dicas para você aumentar a sua produtividade.E, se você precisa melhorar a gestão de seus projetos, não deixe de contar com o Acelerato. Você consegue solicitar um teste gratuito de nossa ferramenta, aqui!



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e agende uma demonstração com um de nossos especialistas clicando aqui