Quando falamos de sustentabilidade e práticas ESG, logo pensamos em maneiras de economizar água e energia, afinal, são hábitos muito comuns no nosso dia-a-dia, mas você sabia que também podemos economizar através da tecnologia sustentável? 

Desde a adoção do Home Office para muitas empresas, alguns processos considerados pequenos tiveram que se adaptar, como assinar um simples papel, por exemplo. Outro bom exemplo de como a tecnologia favoreceu a sustentabilidade foi a adoção de reuniões por videoconferência. Elas evitam que as pessoas se deslocassem até as empresas e, consequentemente, diminuindo a emissão de poluentes na atmosfera.

Chamada hoje de tecnologia sustentável, trata-se de uma solução que se transforme em um impacto social positivo. Muitas empresas hoje buscam meios para tornar suas operações mais limpas e baseadas na ética social, ambiental e econômica.

Esse tipo de tecnologia é capaz de combinar ganhos operacionais com benefícios socioambientais. A longo prazo, os resultados mostram redução de custos e ganho como reconhecimento de marca, pois hoje os clientes procuram marcas que sejam comprometidas com práticas ESG.

As grandes empresas não são as únicas a fazerem tecnologia sustentável. Pequenas e médias também podem adotar práticas para se tornarem mais verdes, além disso, existe o benefício de redução de custos e desperdícios operacionais.

Alguns exemplos de tecnologia sustentável

Energia renovável

Talvez a prática mais utilizada nas empresas que buscam hábitos sustentáveis. Painéis solares, baterias de hidrogênio, reutilização de água de chuva, reciclagem de lixo etc, são alguns exemplos do que pode ser feito para tornar a energia limpa dentro das empresas. 

Vale lembrar que a implantação de energia renovável exige investimento e um bom planejamento, porém, quando se coloca na balança e se pensa a longo prazo, é possível perceber que, economicamente é vantajoso.  

Armazenamento em nuvem

Pode até não parecer, mas armazenar seus dados em um espaço que não seja físico é benéfico para o meio ambiente, pois a empresa acaba perdendo o hábito de utilizar papel para alguns processos. Além disso, a tecnologia garante que dados sensíveis da empresa como contratos, notas fiscais, dados de funcionários estejam seguros.

Guardar dados em nuvem garante que o consumo de energia no local também reduza, pois se utiliza de computadores remotos e sustentável por alocar o processamento de tarefas em clusters desenvolvidos por grandes empresas de tecnologia.

Assinaturas eletrônicas

Ficando muito popular durante a pandemia, essa assinatura permite assinar documentos digitalmente com a mesma validade jurídica que as assinaturas físicas possuem. 

Durante os anos de 2020 e 2021 as empresas se viram obrigadas a recorrer a esse tipo de tecnologia para formalizar novos contratos, assinar acordos, vendas de serviços etc, sempre respeitando o distanciamento social.

Além de ser uma tecnologia funcional até mesmo para os consumidores civis, a assinatura eletrônica na empresa é ainda mais prática e fundamental, pois é no ambiente de negócios que se percebe o maior número de vantagens dessa solução.

Gestão digital de documentos

Por fim, é muito comum que pessoas contratadas remotamente não tenham suas carteiras de trabalho físicas assinadas por alguém, mas sim, uma versão digital. 

Administrar documentos digitais tem como conceito promover a transformação digital, substituindo os papéis, e-mails para versionamento e os procedimentos físicos por suas contrapartes digitais.

Além do que, se juntarmos isso com o armazenamento em nuvem, podemos colher benefícios do aumento na proteção de dados, documentos confidenciais, entre outros.

Como vimos, o uso de tecnologias sustentáveis é parte crucial para a renovação da imagem e da atuação de uma empresa no mercado. Simultaneamente, a gestão ainda é presenteada com vantagens importantes, como redução de custos e diferenciação. Investir nesse tipo de tecnologia vão trazer inúmeras vantagens para a empresa a longo prazo. 

tecnologia sustentável