A gestão de projetos é um dos pontos-chaves para manter a eficiência das empresas. Projetos bem estruturados, com otimização de recursos e equipes entrosadas são a meta de todos, mas você já parou para pensar quais são os maiores obstáculos para atingi-la?

A partir de agora, vamos falar sobre 5 erros comuns na gestão de projetos, além de sugerir caminhos para evitá-los, facilitando o gerenciamento dos projetos.

Má comunicação

A maioria dos projetos envolve diferentes setores e equipes de uma empresa. E isso exige um bom relacionamento e processos que garantam interação e sinergia entre todos. Seja claro na demonstração dos objetivos e distribuição de tarefas, certificando-se de que as informações foram compreendidas pelos participantes do projeto.

Utilizar ferramentas para comunicação entre os profissionais, como o Acelerato, é fundamental, assim como manter contato frequente com o cliente, principalmente em projetos de grande escopo e duração, para deixá-lo a par do andamento das ações.

Escopo mal definido

A gestão de projetos começa no planejamento, e uma parte importante é a definição do escopo. Não adianta prometer ao cliente um resultado incompatível com as necessidades e que esteja fora do alcance da sua empresa, seja por falta de recursos, tecnologia ou pessoal adequado para a tarefa. Dê uma atenção especial a esse momento, para evitar problemas na sequência do projeto, como a necessidade de muitas mudanças e gastos extras.

Falta de monitoramento

Acompanhar de perto os projetos, de preferência em tempo real, evita desperdícios e facilita a detecção de falhas que, muitas vezes, podem ser rapidamente corrigidas, trazendo agilidade e economia.

Assim, o gestor pode saber exatamente em que estágio cada profissional está e acompanhar com precisão o cronograma e possíveis necessidades que surgirem ao longo do projeto. A definição de métricas de desempenho ajuda nesse sentido, e o Acelerato também pode facilitar a tarefa dos gestores.

Subestimar riscos

Todo projeto oferece riscos e pode contar com imprevistos durante sua execução. O importante é ter uma noção realista das variáveis e se preparar para possíveis desvios de rota. Faça um checklist prévio para elencar todas as ameaças ao andamento do trabalho, e reavalie constantemente aspectos que podem se transformar em gargalos, contando com o apoio da equipe para comunicá-los.

Recursos insuficientes

Dar um passo maior que as pernas é um erro comum na gestão de projetos. Aceitar um projeto que exige suporte que sua empresa não pode oferecer no momento trará danos na reputação da companhia. Por isso, quando for planejar seu projeto, avalie os recursos disponíveis e se prepare para a demanda, investindo em equipamentos e capacitação.

Acelerato ajuda a eliminar erros

Como acabamos de acompanhar, uma gestão de projetos eficiente envolve cuidados do planejamento até a avaliação das métricas de desempenho, após o término do trabalho.

Por isso, vale a pena investir em uma solução que permite a integração e acompanhamento de todos os processos e evitar os principais erros na gestão. O Acelerato ajuda nessa tarefa, permitindo o controle de múltiplos projetos e equipes. Saiba mais em www.acelerato.com.br