Aqui no blog do Acelerato já ensinamos sobre algumas estratégias e ferramentas utilizadas dentro do marketing digital, mas todas com o objetivo de atrair o público e converter para clientes. 

Algumas estratégias se utilizam de meios para despertar o interesse do potencial cliente com conteúdo relevante fazendo com que ele vá até o produto ou serviço e, em outras estratégias, é possível trabalhar com a prospecção ativa, indo atrás do cliente diretamente.

Ambas estratégias são conhecidas, respectivamente, como Inbound e Outbound Marketing e a empresa pode se utilizar de ambas para a captação de clientes.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing tem como objetivo claro atrair e fidelizar clientes. Também conhecido como marketing de atração, tendo como estratégia que o cliente vá até o produto ou serviço de interesse.

Existem quatro estratégias que podem ser utilizadas para captar novos clientes:

Durante seu percurso dentro do funil de vendas é possível trabalhar o marketing de conteúdo para que seu produto seja atrativo em todas as etapas. Enquanto você não tem contato direto com o cliente, é possível criar pontos de conversão para que o lead deixe seus dados e você crie um canal de relacionamento com o mesmo através do e-mail marketing, nutrindo ele com informações relevantes para aumentar sua intenção de compra.

Ao publicar o conteúdo certo no lugar e no momento certos, o marketing se torna relevante e útil para os seus clientes, e não intrusivo.

O que é Outbound Marketing?

Também conhecido como Marketing tradicional, tem como objetivo trazer clientes oferecendo produtos e serviços. O Outbound Marketing vai atrás do cliente ativamente e não necessariamente gera o interesse genuíno do cliente na empresa.

Podemos observar muito essa estratégia de marketing nas propagandas em rádios, tv, revistas, jornais, patrocínios e todos os meios mais tradicionais de publicidade.

E as duas estratégias na prática?

Quando se trata de comunicação, o Inbound é menos direto, pois mantém a ideia de atrair potenciais clientes com material de qualidade, enquanto que o Outbound acaba sendo mais incisivo, interrompendo uma experiência que o cliente está tendo.

O Inbound possui baixo investimento monetário, mas também exige maior tempo para se obter o retorno desse investimento por conta de fatores externos como posicionamento de palavras e aumento do tráfego.

Já o Outbound se utiliza de mídias mais caras, justamente por ter que se fazer presente constantemente em propagandas, além de ter uma equipe que irá gerar uma lista de leads e fazer a prospecção. Em compensação, os resultados chegam mais rápido.

É possível utilizar os dois?

A resposta é: sim. Porém irá depender do seu ROI, pois ele dirá que ambos os canais estão valendo a pena investir para manter. Um bom exemplo disso é de uso para os dois são para empresas que possuem lojas físicas e online, pois presencialmente você pode colher dados do cliente e ele irá receber informações relevantes sobre no e-mail.

Não existe certo ou errado na hora de escolher uma estratégia de Marketing para a sua empresa. É necessário ter em mente seus objetivos para adotar aquela que é a mais correta e faça mais sentido para seu negócio.

inbound-ou-outbound-marketing