Toda pessoa que possui um e-mail com certeza já recebeu uma promoção ou novidade de determinado produto ou serviço, afinal, as empresas querem manter seus potenciais clientes informados sobre o que está acontecendo, como se estivesse “alimentando” aquela pessoa com informações que podem ser relevantes para ela.

Essa ação é mais conhecida como e-mail marketing e ela é de extrema importância para engajar, nutrir e converter leads (potenciais consumidores que se cadastraram para receber informações sobre a empresa) em clientes com conteúdo planejado para cada tipo de público.

O e-mail marketing pode ser usado para gerar tráfego de comunicação sobre as novidades que está produzindo e manter a marca presente na mente da pessoa enquanto ela avança nas etapas do funil de vendas (a jornada que o cliente percorre até fechar a compra).

Após definir o que é um e-mail marketing, é necessário entender como montá-lo passo a passo: 

Direcione o público-alvo

O conteúdo do e-mail enviado deve fazer sentido para o lead de maneira que ele se sinta impactado quando ler. Aqui é interessante montar e-mails com base nas Personas das sua empresa. 

Trace um objetivo inicial 

E-mails aleatórios causam desconforto para quem recebe e, como consequência, você pode acabar perdendo aquele lead. Por isso, pense o que você está buscando ao enviar um e-mail e quem deverá receber este tipo de e-mail.

Planeje uma campanha

Ao planejar a campanha do começo ao fim, você pode separar por etapas os acontecimentos. Por exemplo: se sua marca vai lançar uma nova coleção de roupas, você pode ir enviando algumas fotos contendo alguns spoilers para chamar a atenção do lead. 

Prepare um título que seja chamativo para ele 

Dependendo do seu público-alvo, não tem problema usar um tom mais apelativo para chamar a atenção, afinal, você quer que a pessoa que está recebendo o e-mail abra-o. Vale o uso de palavras chamativas como “promoção” “cupom de desconto” “queima de estoque”.

Pense no seu Copywriting  

Pense que o assunto será a primeira coisa que o seu lead irá ver, é neste momento que ele decide se irá abrir o e-mail ou não, depois disso, ele espera que o conteúdo seja relevante e interessante para que ele continue lendo sobre a informação que ele achou interessante no título  do e-mail. É neste momento que você precisa pensar em um conteúdo que consiga prender a atenção logo no primeiro parágrafo.

Capriche no CTA 

O chamado Call to Action (Chamada para a ação) é uma ferramenta muito conhecida no meio de quem trabalha com marketing digital, afinal, é ela que muitas vezes pode fazer a diferença do lead ir para o seu site ou não.

Faça testes A/B

Quando inicia-se uma campanha, é necessário mensurar todas as variáveis envolvidas no e-mail e entender o que agradou mais seu público e o que não funcionou. O teste A/B serve justamente para compreender o que chama a atenção da pessoa, seja uma cor mais chamativa ou um gif engraçado, testar seu público sempre é muito importante.

Como dissemos anteriormente, o e-mail marketing serve como uma estratégia para estreitar a relação entre quem vende e quem consome. Além disso, seu custo é mais barato se comparado com outras estratégias de marketing economizando tempo e dinheiro, afinal, plataformas de envio entregam com rapidez e eficiência para um público engajado, pois segundo o site ExpertSender, o e-mail marketing tem um dos maiores retornos sobre o investimento (ROI) entre as estratégias de marketing populares e fica em 4300%, o que significa que traz $ 43 para cada dólar investido.

Para quem tem E-commerce, além de um excelente e-mail marketing, também é necessário ter controle e organização para que toda a etapa de compra seja perfeita do início ao fim. Com o Acelerato você pode organizar seus atendimentos, controlar a gestão do fluxo de informações e otimizar sua operação na área de suporte. 

Caso deseje escutar sobre o e-mail marketing e suas vantagens, nós temos um episódio no Acelerato Podcast sobre! Clique aqui.