Quem trabalha com atendimento ao cliente deve conhecer o público-alvo que deseja atingir, principalmente, no meio digital, pois nele você precisa encontrar a pessoa que está interessada em seu serviço ou produto no meio de milhares de outras.

Para isso, podemos utilizar algumas estratégias de marketing para captar potenciais clientes. Após esta etapa, dá-se início a uma jornada que vai do primeiro contato até o pós venda. Todo este processo denomina-se Funil de Vendas e vamos te apresentar qual a sua função e um passo-a-passo de como ele funciona.

Para que serve o Funil de Vendas?

Como dissemos anteriormente, o funil de vendas acompanha a jornada do potencial cliente, do início ao fim. Através de gatilhos pré determinados para uma persona, cria-se estratégias para chamar sua atenção, seja por anúncios, e-mail marketing, postagens em redes sociais com CTA, etc. Toda estratégia é válida.

Ele também é uma ótima ferramenta para se entender o por quê o cliente não está avançando nas próximas etapas, realizar testes A/B para saber o que agrada mais ou menos o público, se ele está fazendo comparações com o concorrente, ter previsibilidade de vendas e receita, entre outras coisas.

Como é dividido o funil de vendas? 

O funil pode ser dividido em três partes: 

  • Topo do funil (ToFu)

Nesta etapa, o cliente tem uma questão a ser resolvida, por exemplo: ele pode estar procurando por “plataforma de Help Desk” e encontrar o site do Acelerato. A partir deste momento, ele começa a entender como funciona a plataforma, se faz sentido para ele continuar ou fechar a página.

Caso ele decida continuar, ele pode se cadastrar para receber materiais ricos e informativos como e-books, infográficos, vídeos, podcasts etc. Aqui o que vale é nutrir a pessoa com um material relevante e que você fique registrado na memória da pessoa.

  • Meio do Funil (MoFu) 

Logo após o cliente entender como a marca funciona e ele se interessar pelo produto, possivelmente ele vai deixar seu contato para que o time de prospecção faça o primeiro contato para se apresentar e explicar como o produto funciona usando rapport e técnicas de venda. Também cabe ao time de vendas entender a dor do cliente e como resolvê-la. Como o lead não sabe bem como resolver seu problema, ele considera várias soluções, inclusive a compra de um serviço. Seja sincero com o cliente, explique o produto e se irá sanar suas dores. 

Aqui, o cliente também pode estar analisando os correntes, por isso, uma ótima experiência pode ser decisiva. É importante que você demonstre interesse em resolver a questão do cliente e que não apenas esteja interessado em vender a todo custo.

Outras dicas que podem ser interessantes: o cliente acessar os cases de sucesso da empresa, testar uma versão grátis do sistema, ver o que outros clientes dizem sobre, quanto mais referências confiáveis o cliente tiver acesso, melhor.

  • Fundo do Funil (BoFu)

Depois do cliente entender que ele precisa de uma solução para a própria dor e que sua marca oferece a solução ideal, é hora de fechar negócio. Ele já se sente confortável e confiante de que está fazendo um ótimo negócio com base em todos os materiais mostrados. Cabe a equipe de vendas apresentar uma proposta extremamente atrativa, após isso, a venda é realizada. 

A importância do pós venda 

Não é somente uma venda finalizada que vai definir a qualidade do seu serviço. O atendimento pós venda é de extrema importância com o objetivo de fidelizar aquela pessoa. Além disso, há chances dela promover sua marca para outras pessoas conhecerem e adquirirem seu produto. Por isso, não deixe de investir nesta etapa.

O Acelerato possui um sistema de gerenciamento de atendimento ao cliente no qual você pode organizar as solicitações por ordem de importância, gerenciar as áreas responsáveis pela solução de problemas, fazer análise dos comentários dos solicitantes e muito mais.

O Funil de Vendas é uma ferramenta de grande importância tanto para a equipe comercial quanto para a equipe de marketing. É nele que ambas podem interagir mais e entender como o fluxo de vendas da empresa se comporta e se há necessidade de ajuste em alguma etapa do processo.