Os checklists ou listas de verificação, são formas de verificar as etapas de um processo, visando evitar que qualquer tarefa, por menor que seja, passe. Na indústria, por exemplo, os checklists são importantíssimos, fazendo parte do controle de qualidade dessa empresa.

E, se você preza por qualidade na sua indústria, é importante que você conheça os benefícios do checklist em sua operação, não é mesmo? 

Por isso, nós do Acelerato, criamos esse artigo. Nele, te mostramos a importância do checklist na indústria! Confira!

Antes, vamos entender o que são os Checklists! 

Como falamos acima, os Checklists, ou listas de verificação, nos ajudam a verificar se as etapas de um processo foram completas. Logo, é correto afirmar que os checklists nos auxiliam a consultar o que deve ser feito, quais são os parâmetros dessas taregas e também o próximo passo.

Esse tipo de ferramenta nos auxilia a diminuir os erros que podemos cometer em nosso dia a dia, principalmente em uma operação muito grande. 

Por isso, é importante que cada departamento da sua indústria tenha o seu checklist. Dessa forma, é possível que você, como gestor, consiga analisar todos de maneira individual, verificando possíveis gargalos que possam ocorrer em sua operação.

Agora que entendemos o que são as listas de verificação e como elas auxiliam a nossa operação, vamos entender a importância dos checklists na indústria.

A importância dos Checklists na Indústria

Se o checklist é uma ferramenta que nos auxilia a diminuir nossos erros, na indústria isso não seria diferente. Porém, além disso, as listas de verificação nos auxiliam a criar uma rotina para cada colaborador da nossa indústria.

E isso é importantíssimo, afinal, antes de fazer uma tarefa, por exemplo, o seu colaborador precisa garantir estar seguindo todos os protocolos de segurança. E, se ele consegue nos provar isso com uma foto que subiu no software utilizado para a criação dos checklists, melhor ainda.

Porém, não é só na segurança do trabalho que os checklists atuam na indústria. Podemos citar mais 3 usos dessa ferramenta. Eles são:

  • Checklists de Produção;
  • Listas de Verificação na área de Qualidade;
  • Checklists de Manutenção;

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses 3 usos do checklists na indústria!

Checklists de Produção

Os checklists de produção são importantes para que se crie os processos que são necessários para garantir a produtividade desse setor. Afinal, caso a matéria-prima falte no meio do dia, você terá uma pausa na sua produção que irá afetar o ritmo de suas entregas. 

Por isso, use os checklists para definir uma tarefa simples, como, por exemplo, analisar a quantidade de matéria-prima antes de encerrar o expediente. Dessa forma, você garante que o trabalho do dia seguinte não seja perdido. 

Listas de Verificação na área de Qualidade

Já os checklists de qualidade são importantes para garantir que, caso a sua indústria siga alguma norma ISO, ele seja cumprido.

Além de colaborar com o cumprimento da norma seguida, esses checklists também auxiliam seus colaboradores a manterem um padrão de qualidade pré-estabelecido para os seus produtos. Dessa forma, você garante que as entregas sejam sempre qualificadas, diminuindo as perdas por qualidade em sua indústria.

Apesar de parecer algo simples, esse tipo de checklist impacta bastante os resultados de sua indústria, te ajudando a garantir que o seu cliente final, receba sempre o melhor produto.

Checklists de Manutenção

Os checklists de manutenção podem ser divididos em áreas, como preditivas, preventivas ou corretivas. Porém, para que cada uma dessa área seja efetiva em suas tarefas, é necessário que as listas tenham uma sequência definida, garantindo a qualidade da manutenção. 

Realizamos elas para garantir a segurança do nosso colaborador e também, para prevenir os problemas com manutenção e, consequentemente, para mitigar os gastos que possamos vir a ter com um problema maior, que pode ser evitado facilmente com a realização da manutenção preventiva.

Além disso, o checklist pode ser utilizado como um guia de manutenção, com os passos que não podem faltar ao realizar um serviço em um maquinário, por exemplo. Isso auxilia a evitar acidentes, sendo importantíssima para a sua indústria esse tipo de ação.

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer um pouco sobre a Importância do uso dos checklists na Indústria? É importante que você sempre se lembre de revisitar seus checklists de tempos em tempos, afinal, algum processo pode ter mudado, precisando uma revisão. 

Além disso, monitore sempre como está a usabilidade desses checklists nas áreas da sua indústria. É importante que todas as partes que o utilizam, participem do processo de criação dos checklists, afinal, são os executores que irão saber se essas listas são adequadas para o seu dia a dia ou não.

E, caso precise de uma ferramenta para te auxiliar a criar seus checklists e também analisar como está a execução deles em sua indústria, conheça o Acelerato! Nele, é possível criar os checklists para cada área da sua indústria. 

Além disso, o nosso módulo de execução permite que você analise por área ou por executor, como está o andamento das tarefas, em uma única tela. Isso facilita muito você a ver se os checklists criados estão gerando valor para as áreas. Caso queira testar nossa ferramenta, clique aqui e solicite o seu teste grátis do Acelerato!