Meta-de-Vendas

Onde eu estou errando?

Essa talvez seja a pergunta mais comumente feita pelos profissionais e empresas. Alguns acreditam que quando mais ofertarem seus produtos e serviços, maior será a possibilidade de concretizar negócios. Outros, que aumentar ou qualificar sua equipe de vendas é a maneira mais completa de melhorar o desempenho nos negócios. E ainda alguns acreditam que o marketing e a publicidade são a chave para o sucesso.

Nenhuma dessas alternativas é errada, entretanto, de nada adianta qualificar e aumentar sua equipe, incentivar a prospecção e investir em publicidade se não conseguimos gerir completamente todas as possibilidades de negócio que geramos com tantos investimentos e estratégias excelentes.

É nesse ponto que as empresas percebem a importância de um software de gerenciamento de sua carteira de clientes: Quando precisamos visualizar da melhor forma possível as oportunidades que criamos e sobretudo não perdê-las.

Claro que investir em infraestrutura, qualificação e propaganda são pontos chave para agregar negócios e trazer o crescimento à uma empresa. Mas, em um nível mais interno, muitas perdem uma grande parte do potencial de negócios em contatos, propostas e oportunidades que não tem continuidade.

A crescente demanda pelos softwares de CRM não acontece em vão. São eles que garantem que as prospecções, propostas e o relacionamento com o cliente propriamente dito serão acompanhados e receberão cuidados e atenção continuamente.

Muitos dos clientes que já fazem parte da carteira de uma empresa acabam por fechar negócios com concorrentes porque as equipes não conseguem perceber sua necessidade de produtos e serviços dos quais dispõe. A razão é que os clientes não ligam para as empresas pedindo para aumentar seu portfólio de produtos: eles são prospectados pelos concorrentes. Cuidar desses clientes é chave para o sucesso: a taxa de conversão aumenta porque as equipes de vendas empreendem menos esforços para conversão de negócios e atingimento de metas, pois atuam onde as oportunidades estão favoráveis.

Imagine que, ao invés de investir muito em campanhas que abrangerão muitas pessoas, mas das quais não se conhece as necessidades, uma empresa possa concentrar seus esforços e investir menos, mas de forma mais precisa, onde sabe que há necessidade e receptividade às suas ofertas: essa é a premissa básica do “Customer Relationship Management”, o CRM.

Um bom sistema CRM permite aos gestores e vendedores enxergar as oportunidades e o potencial existente em cada cliente e controla as propostas enviadas para que recebam atenção periódica e possam progredir até o ponto de se tornarem novos negócios.

O Acelerato é um dos mais completos sistemas CRM atuais, e ainda tem a imensa vantagem de ser completamente online, o que permite acesso por sua equipe de vendas onde quer que ela esteja. Além de permitir a gestão minuciosa da carteira de clientes e das oportunidades de negócios, o Acelerato também permite uma visão gerencial clara dos resultados: através de gráficos de desempenho, forecast que permite prever os cenários futuros através das oportunidades em andamento e pipeline de vendas, para que sua empresa defina as etapas das negociações e acompanhe-as de forma padronizada.

Não é à toa que o mundo corporativo se rende à importância do CRM e desde às menores empresas até as grandes corporações aprenderam que conhecer seus clientes e extrair as melhores oportunidades dentro de casa é a forma mais rentável e sólida de conduzir sua área comercial.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-