Basicamente, o trabalho em equipe nada mais é do que o ato de juntar os membros de um time com o objetivo de tornar a execução das tarefas muito mais ágeis e simples. Isso, consequentemente, aumenta a qualidade do projeto e de suas entregas. 

Mas não se engane ao achar que trabalho em equipe é apenas um grupo de pessoas que trabalham juntas, vai além disso! Afinal, é necessário que haja uma convivência saudável entre os membros e que todos tenham um mesmo objetivo: a melhoria do ambiente de trabalho e do funcionamento da empresa. 

Para muitas pessoas, conseguir lidar com opiniões e comportamentos diferentes pode acabar sendo uma tarefa bastante difícil. Além disso, muitas empresas também encontram dificuldades na hora de implementar o conceito de trabalho em equipe entre os funcionários. Afinal, esse processo leva tempo e exige mudanças na cultura organizacional.

E, para ajudar você, gestor, nesse desafio que é trabalhar em equipe, criamos este artigo. Nele, te damos 6 Dicas para a sua Equipe trabalhar melhor junta, de maneira eficiente, maximizando suas entregas!

6 Dicas para a sua equipe trabalhar melhor junta

Como falamos acima, trabalhar em equipe é um desafio que temos em nossa carreira profissional. E, os gestores possuem um desafio a mais além desse, que é o de auxiliar a sua equipe a trabalhar melhor junta. 

Por isso, separamos 6 dicas para a sua equipe trabalhar melhor junta. Elas são:

  • Conheça o seu time;
  • Incentive o Diálogo;
  • Seja Proativo e Comunicativo;
  • Respeite as Diferenças;
  • Desenvolva a Inteligência Emocional;
  • Haja com Confiança;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas dicas!

Conheça seu time

A primeira dica que damos, é a de conhecer o seu time. Afinal, não podemos esquecer que antes de tudo, equipes são formadas por pessoas e não só funcionários executando uma função. 

É muito comum que os colaboradores de uma empresa não conheçam seus colegas muito bem, e apesar de passar uma ilusão de que isso leva ao foco das atividades o resultado é um trabalho monótono e maçante.

Agora, quando os colaboradores se conhecem, existe uma relação de amizade e empatia entre os times. Com isso, você consegue incentivar o  trabalho em conjunto e, a relação casual entre os funcionários auxilia as dinâmicas de integração, o que é uma boa saída.

Incentive o diálogo

Incentivar a comunicação não é apenas sobre valorizar o convívio amigável entre a equipe. Afinal, antes de tudo, ela faz parte da resolução de pequenos conflitos e discussões perante contratempos e decisões. 

Um time que não dialoga não está preparado para trabalhar em conjunto, já que, não há a possibilidade de feedbacks sobre resultados ou até mesmo, não conseguem chegar em um consenso na tomada de decisão.

Quando existe o hábito do diálogo, a equipe se torna mais independente, sendo capaz de resolver pequenos problemas internamente. Assim, o resultado é feito de acordo com as expectativas.

Seja Proativo e Comprometido

Já dizia o ditado, quem não é visto não é lembrado. E, para que o trabalho em equipe dê certo, você não deve ficar parado esperando que a equipe trabalhe bem juntos. É preciso ter em mente que todos os colaboradores devem contribuir de fato na estruturação dos resultados.

Sem desrespeitar o espaço dos seus colegas, não esqueça de mostrar o por que eles estão ali. Incentive eles a contarem suas ideias, por mais absurdas que pareçam. Afinal, suas experiências e conhecimentos podem acrescentar valor ao seu trabalho.

É importante também lembrar que o comprometimento anda ao lado da produtividade, já que é preciso assumir responsabilidades com prazos de entrega. E. você precisa estar pronto para ajudar qualquer membro da sua equipe que precisar, sem esquecer de passar para ele a positividade e o espírito coletivo.

Respeite as Diferenças

Cada profissional possui sua individualidade. Afinal, nós temos nossas próprias histórias, e isso faz com que cada um enxergue o mundo de uma maneira, assim como também direciona nossos conhecimentos, talentos e experiências.

O poder do trabalho em equipe está justamente em diferentes pessoas em busca de um objetivo. Sendo assim, é muito importante que haja respeito e que você esteja sempre aberto a aprender coisas novas e também a dividir o que sabe.

Essa é uma parte essencial para o sucesso, pois é o conjunto de diferenciais de cada um que vai aumentar o crescimento individual e coletivo, trazendo bons resultados para empresa.

Desenvolva a Inteligência Emocional

Desenvolver a inteligência emocional não é apenas importante para o trabalho em equipe, visto que seu desenvolvimento e autoconhecimento são essenciais para o seu sucesso. Aprender a lidar com os próprios sentimentos, e conseguir identificar os das outras pessoas, é a chave para não se deixar levar por emoções precipitadas ou até mesmo ideias sabotadoras.

Quando trabalhamos com pessoas diferentes é normal que surjam conflitos profissionais ou divergências que podem levar a discussões que deixam todos mais exaltados. Com o autocontrole emocional é muito mais fácil lidar com estes momentos de forma assertiva, sem agressividade ou muita emoção.

Haja com Confiança

Quando um profissional é de confiança e tem a empatia e o respeito ao próximo como princípios, o trabalho em equipe se torna muito mais fácil. Embora haja uma competitividade natural entre os colaboradores quando o trabalho é feito com conjunto, é muito mais cômodo trabalhar com colegas que são honestos, ou seja, estão abertos para esclarecimentos e querem sempre o melhor para todos.

Além disso, confiança também significa não se intimidar diante dos projetos, exigências ou de colegas que possuem experiências e formações diferentes das suas. 

Mostre o que sabe e contribua com seus colegas, e também esteja disposto a aprender. Não deixe que seu colaborador se esqueça da sua importância e faça valer a pena a oportunidade de trabalhar em equipe.

Conclusão

E aí, gostou do artigo? Com certeza, com essas dicas, fica mais fácil para a sua equipe, trabalhar melhor junta. Isso permite que você tenha todo o suporte para conquistar e ter cada vez mais sucesso em suas tarefas. E, para realizar isso da melhor maneira, você pode contar com o Acelerato. Caso você ainda não conheça a ferramenta, não perca tempo, clique aqui e solicite um teste gratuito do nosso programa, durante 15 dias!