O uso do Help Desk é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que queira atender com qualidade seus clientes. Por isso, todas as formas e recursos que possibilitam melhorá-lo, visando corresponder tanto aos colaboradores como aos clientes, são válidas.

Uma das maneiras que se pode modernizá-lo aplicando algo lúdico, dinâmico, motivacional e eficaz é a Gamificação (Gamification)! Mas o que significa essa palavra dentro desse âmbito?

Gamification?

É um conceito de aplicação game-design que torna o trabalho mais dinâmico, envolvente e divertido. Assim, esse recurso traça um plano específico para que o colaborador se sinta mais motivado e o cliente mais satisfeito com o serviço prestado.

A empresa ganha por dois motivos:

  • Permite que os colaboradores tenham motivação ao trabalho;
  • Os clientes podem receber excelente atendimento.

Por que aplicá-lo?

A aplicação desse recurso resulta no engajamento maior por parte dos colaboradores motivando o trabalho em equipe e recompensando todos os seus esforços. Assim, ele trabalha de forma envolvente, em grupo e desempenha melhor suas atividades rotineiras que, muitas vezes, são monótonas e desestimulantes.

Por parte do cliente, a satisfação e o excelente assessoramento recebido pode ampliar os negócios de forma mais rápida e constante. Um cliente bem atendido é a chave para conquistar e fidelizar mais e mais clientes.

Como implementar?

A forma mais simples de implementação do Gamification possui 3 etapas.

1ª Etapa: Estudando o território

  • Assuma que nem todos entendem o conceito de Gamification e se certifique de posicioná-lo como um sistema de recompensa e reconhecimento motivacional, em vez de apenas mais um modismo ou algo sem objetivo;
  • O que se encontra nele para os colaboradores? É algo tangível? O que vai chamar a atenção deles? É um ganho financeiro? Promoção?;
  • Reconheça que nem todos os colaboradores são os mesmos – desafios e recompensas precisam refletir diferenças nos papéis e funções.
  • Não se comprometa a promessas de recompensas que não pode manter – essa é uma maneira infalível para desmotivar sua equipe.

2ª Etapa: Comece simples

  • Aguarde até que todos estejam familiarizados com ele antes de introduzir o mais complexo, as metas e a rentabilidade em longo prazo;
  • Vá devagar para construir confiança – comece com desafios simples e recompensas que incentivem a concorrência saudável entre eles;
  • Faça recompensas pela primeira vez atingíveis para manter os novos colaboradores motivados;
  • Crie recompensas em camadas que os motivem para continuamente trabalhando melhor;
  • Misture-se. Aplique recompensas diferentes para diferentes grupos de help desk em momentos diferentes, mas garanta que eles estejam competindo contra colegas que executam tarefas semelhantes;
  • Alinhe os cenários dos jogos (games) com os objetivos de negócios para mantê-los em algo real e significativo – afinal, ele tem a ver com suporte ao negócio da empresa!

3ª Etapa: Monitore e interaja

  • Continuamente avalie a eficácia de suas técnicas gamification – todos estão participando e entendendo? Há recompensas e desafios suficientes para mantê-los interessados em longo prazo?
  • Ouça-os tendo um feedback;
  • Como é um processo evolutivo, então constantemente ajuste-os a novos desafios e recompensas para que mantenha a dinâmica.

No mundo colaborativo do Help Desk, integrar a tecnologia inteligente e os conceitos da teoria dos jogos pode ser um caminho interessante para ganhar o apoio dos colaboradores.

Envolvê-los de uma maneira divertida e educada é vital para a criação de um ambiente de trabalho dinâmico e próspero. Com a introdução da Gamificação no Help Desk, as empresas podem esperar um aumento da motivação e da produtividade dos colaboradores, impactando positivamente no atendimento ao cliente e, finalmente, crescendo a organização.

Se você quer aplicar esse novo sistema de trabalho na sua empresa, o Acelerato é uma ótima ferramenta para te ajudar na implementação do Gamification no seu Help Desk. Uma das formas é seu cliente atribuir notas aos atendimentos e essa nota ser utilizada para rankear os atendente ou os times.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-