Confira neste Papo Rápido, Larissa ramos falando sobre como cortar custos na sua empresa.

Uma política organizacional permanente de corte de custos é vista por muitos especialistas como tarefa primordial para se manter no mercado de forma saudável. É comum que a postura de se enxugar os excessos seja aplicada quando há um cenário de crise, como ocorre nos dias atuais, o que pode não ser tão eficiente quanto se precaver de oscilações da economia.

Entenda de que maneiras uma empresa pode obter sucesso cortando os custos que considera desnecessários:

1- ANALISE O QUE PODE SER ELIMINADO DO ORÇAMENTO:
É importante ter uma visão bastante lúcida de como anda a empresa, em termos de finanças. Alguns elementos, embora pareçam onerosos, são imprescindíveis e devem, portanto, continuar fazendo parte da rotina da organização.

2- TRACE OBJETIVOS DE REDUÇÃO:
Uma vez decidido onde os cortes serão feitos, é hora de escolher o modo de ação da equipe. Algumas mudanças de comportamento dos colaboradores poderão ser implementadas e o tempo que elas decorrerão dependerá da maior ou menor urgência de se otimizar a receita.

3- UNA A EQUIPE EM PROL DA MESMA CAUSA:
Há muito tempo que as relações de trabalho modificaram-se de forma positiva para todos. O colaborador não é apenas um instrumento para que o empregador lucre cada vez mais. Hoje, quem trabalha em uma determinada organização já compreendeu a importância que tem na cadeia produtiva.

4- FOCALIZE AS NECESSIDADES DO CLIENTE:
Pode parecer redundância, mas é sempre bom relembrar que a clientela é a principal razão de ser das empresas, qualquer que seja o segmento de atuação destas.

5- APROVEITE OS CORTES PARA MELHORAR O CLIMA ORGANIZACIONAL:
Quando o ambiente de trabalho possui um melhor fluxo, os colaboradores podem até mesmo terminar seus afazeres em um tempo menor que o de costume, sem que se perca a qualidade do que é realizado.

Assista ao Vídeo: