O trabalho remoto veio para ficar. De acordo com os dados do Jooble, mais de 200.000 ofertas com trabalho remoto foram publicadas no Brasil desde o início de 2021. Apesar de ser um modelo de trabalho utilizado em diversos paises, ganhou muita força na época de isolamento social. Ainda de acordo com a pesquisa do Jooble, a atual demanda excede a oferta em 8 vezes, o que criou uma nova tendência – procurar trabalho remoto em outro país. 41% dos candidatos cadastrados no site pesquisaram ofertas de trabalho em outro país.

Já que passamos por diversas transformações digitais diariamente. E, os gestores de equipes remotas de “primeira viagem” podem vir a ter algumas dificuldades, necessitando de algumas dicas para direcioná-los no dia a dia. Afinal, existem diferentes tipos de funcionários que atuam em home office, os freelancers, consultores ou até mesmo os que têm a opção de trabalhar em casa esporadicamente.

Para alguns, trabalhar de casa pode ser uma tarefa fácil, mas para outros pode ser um desafio, principalmente se você ocupa um cargo de liderança. Já que existem alguns obstáculos na hora de checar se tudo o que foi planejado está sendo executado de maneira produtiva.

Por isso que, visando te ajudar a melhorar o seu planejamento e acompanhamento das tarefas da sua equipe remotamente, criamos este artigo. Nele, separamos 3 dicas para que você, gestor, possa planejar e acompanhar as tarefas de sua equipe remotamente. Confira!

Defina as metas e expectativas 

É difícil para sua equipe alcançar as metas de maneira adequada se eles não entendem direito o que precisa ser feito e o que você espera deles, não é mesmo? Além disso, definindo as metas e expectativas para a sua equipe, fica cada vez mais fácil para você, como gestor, passar os feedbacks para eles.

Por isso, deixe claro para seus colaboradores o que você espera deles durante esse período de trabalho a distância. Ajude seu time a definir uma rotina focada em resultados  e não se esqueça de oferecer ferramentas para que eles possam executar o trabalho de forma produtiva.

Dessa forma, você e sua equipe só ganham. Afinal, eles com certeza saberão que podem contar com o gestor para auxiliá-los em sua rotina e tarefas e, você melhora cada vez mais a sua gestão e conta com trabalhadores mais engajados

Crie um plano de execução

O planejamento nada mais é do que um conjunto de ações que vão ser realizadas em um projeto para alcançar determinados objetivos e metas. Esse é um passo importante para atingir as suas expectativas.

Antes de começar você deve sempre se perguntar: o que minha equipe deve fazer?; quem vai fazer?; quando vão fazer?; como vai ser executado?. Sempre considerando que imprevistos acontecem.

Dividir grandes tarefas em pequenas partes facilita para que seus colaboradores executem de maneira mais rápida, além disso, o gestor consegue acompanhar todo o fluxo de atividades de maneira mais clara. Sem um planejamento duas pessoas do seu time podem estar fazendo a mesma atividade sem saberem. 

Além disso, nunca se esqueça de deixar os canais de comunicação definidos para que os colaboradores saibam onde te encontrar quando precisar, otimizando tempo. 

Crie um cronograma de videochamadas

Fazer reuniões regularmente ajuda o gestor a acompanhar a evolução das atividades que compõem o projeto, podendo assim, alinhar os detalhes para que ele saia de acordo com o planejamento. Assim, você consegue sempre analisar as novas necessidades que possam surgir durante o andamento do projeto.

Você deve estar se perguntando “mas, porque não ligação ou uma conversa pelo chat?”. E, a resposta é que, com a videoconferência, o gestor consegue manter os participantes concentrados. Isso é muito útil na hora de uma tomada de decisão, além de ser capaz de entender expressões e a linguagem corporal da sua equipe.

No começo da reunião tire alguns minutos para amenidades, pergunte: “o que seus filhos fizeram hoje?” “quais séries você anda assistindo?”. Incentive eles a comentar o que cada um está fazendo, criando um elo entre gestor e equipe, mesmo que a distância. E, após esse momento de descompressão, esclareça as principais metas definidas e as tarefas do dia da sua equipe.

Esse é um ótimo momento para engajar as equipes a distância, ofereça feedbacks, comente as últimas entregas de cada um, e não se esqueça de elogiar as ações pontuais de cada um. 

E não se esqueça, as reuniões individuais também são importantes. Afinal, é nela que você pode apontar os erros cometidos e o seu colaborador pode falar algo mais específico, que não quis dizer na frente do time, evitando expor desnecessariamente o seu funcionário perante a equipe.

Conclusão

O que achou das dicas para gestores de equipes remotas? Com elas, fica um pouco mais fácil acompanhar as tarefas de sua time remotamente, não é mesmo? Planeje a execução do seu projeto e não se esqueça de acompanhar se todas as metas estão sendo batidas no tempo estipulado, além de estar sempre disponível para sanar todas as dúvidas do seu time.

E por último, mas não menos importante, acompanhe e avalie sua equipe! Só assim você vai saber se o trabalho está realmente funcionando. E, para realizar isso da melhor maneira, você pode contar com o Acelerato. Caso você ainda não conheça a ferramenta, não perca tempo, clique aqui e solicite um teste gratuito do nosso programa, durante 15 dias!