O atendimento presencial ao cliente, demanda bastante jogo de cintura. Cada pessoa possui um tipo de personalidade e é importante que os agentes saibam lidar com os mais variados estilos de consumidor.

Embora essa não seja exatamente uma tarefa das mais fáceis, é possível estabelecer laços de confiança e satisfação com quem é atendido. Atualmente, o atendimento presencial vai muito além de dar o suporte necessário, é preciso que o funcionário ofereça apoio e orientação ao consumidor durante toda a jornada de compras.

Além disso, o consumidor, quando bem atendido, cria a expectativa de que sua empresa prestará apoio a ele durante todo o processo, seja para tirar dúvidas, considerações sobre a compra e até mesmo um suporte pós venda a longo prazo.

Com a grande quantidade de concorrentes, principalmente após a volta do comércio presencial, alguns fatores devem ser considerados na hora de pensar em estratégias para se destacar.

Por exemplo: preço, divulgação, boas estratégias, investimento etc.

Por isso, para ajudá-lo a obter excelência no atendimento presencial ao cliente, trouxemos dicas diretas que se referem a postura mais indicada ao atender o público pessoalmente:

1- Seja carismático:

Seja simpático e solícito. Todos gostam de atenção e de um bom tratamento. Por isso, ser carismático, mas sem passar a ideia de que isso é algo forçado, é um primeiro passo importantíssimo para se obter excelência no atendimento presencial ao cliente.

Também é importante lembrar que cada cliente deve ser tratado como único, independente do que ele está buscando. Essa pequena ação pode fazer a diferença entre o cliente se sentir valorizado e, consequentemente, acabar fidelizando com a sua empresa.

2- Apresente o seu melhor:

Demonstre que se esforça para sanar os problemas do outro, mesmo que a solução não seja assim tão fácil de se obter. Negligenciar o consumidor pode despertar indignação e gerar uma imagem ruim do profissional perante todos.

Uma dica para te ajudar nesse ponto, é o de praticar a escuta ativa. Ela auxilia você a oferecer um atendimento presencial diferenciado, por demonstrar estar 100% focado em auxiliar o seu consumidor no momento, te ajudando a demonstrar empatia e também a falar no momento correto.

Outro ponto importante também é de sempre mostrar transparência na hora do atendimento, deixando claro para o cliente até onde você pode auxiliá-lo, pois dessa maneira, não se criam falsas expectativas e decepção quando não atendidas.

3- Auxilie na medida certa:

Há clientes que preferem um atendente sempre por perto, outros sentem-se mais à vontade quando o solicitam, pois, não gostam de se sentirem pressionados pela empresa. O desafio consiste em perceber de qual forma um determinado cliente gosta de ser tratado. Por isso, auxiliar o seu cliente na medida certa, significa que você está ali, pronto para ajudá-lo assim que ele solicitar, o que faz com que ele perceba maior valor em seu atendimento presencial.

Oferecer um espaço confortável para quem está visitando seu estabelecimento faz a diferença, pois o atendimento ao cliente começa quando ele entra em sua loja, fique atento aos sinais.

4- Anote sempre que necessário:

Possuir um histórico sobre cada consumidor, auxiliará na hora de se lembrar a respeito da situação de cada um. O sistema Acelerato é uma ferramenta online que será muito útil nessa tarefa, uma vez que possui diversas funcionalidades, permitindo o acesso de qualquer ambiente, no momento em que se desejar.

Além disso, anotar dados como dia do aniversário, auxilia você a criar uma relação mais amigável com o cliente, que se sentirá especial por ter o seu dia lembrado pelo seu estabelecimento.

5- Trabalhe com algo que realmente goste:

Essa ainda é uma das chaves para o sucesso. Mais que obter retorno financeiro, o profissional deve procurar um trabalho em que se sinta satisfeito. Sabe-se das frequentes dificuldades que o mercado de trabalho apresenta, mas é imprescindível que se almeje realizar um trabalho com felicidade. Mesmo que ainda não esteja no trabalho dos sonhos, é importante procurar exercer as tarefas com o máximo de agilidade possível, pois este pode ser uma ponte até o sucesso profissional.

6- Mantenha uma postura condizente com a empresa em que se trabalha:

Pode parecer um clichê, mas no momento do atendimento ao cliente, a empresa e o colaborador devem caminhar em consonância. O profissionalismo é algo contagiante, ou seja, inspira os colegas a lidarem melhor com os problemas que porventura possam surgir. Uma das saídas que as empresas possuem para evitar que isso não ocorra, é investir no treinamento corporativo. Isso faz com que todos os seus atendentes estejam em sintonia, evitando que um cliente perceba uma mudança na qualidade do atendimento recebido de um dia para o outro.

Lembre-se que muitos clientes fazem solicitações exageradas, das quais eles não têm direito e podem prejudicar a empresa. Cabe ao funcionário saber quando dizer não e ser honesto com o consumidor e consigo mesmo.

7- Enxergue oportunidades ocultas:

Ao atender um consumidor presencialmente, o colaborador tem a oportunidade de conquistar o cliente e reverter uma possível situação em seu favor. Por isso, um bom atendimento presencial deve enxergar as oportunidades ocultas, visando sempre ajudar o consumidor da melhor maneira, aumentando os resultados para a empresa.

Conclusão

Após dois anos de reclusão, voltamos as atividades presenciais, mas o comportamento do consumidor também mudou.

As pessoas estão mais seletivas na hora de escolher um produto ou serviço, por isso, as dicas para o atendimento ao cliente de forma presencial são importantes para tranquilizar o seu cliente.

Afinal, ao receber um atendimento diferenciado, ele com certeza saberá onde retornar ou, pensará muitas vezes caso queira trocar sua solução.

Conteúdo original escrito em 09/05/2016 e atualizado em 27/04/2022